Os 10 melhores destinos para esquiar: do luxo extremo à aventura


Dezembro e janeiro são sinônimo de dias frios no Hemisfério Norte. Alguns podem acreditar que isso seja motivo para ficar no Brasil ou fugir de cidades como Nova York, Paris e Londres. Mas, para outros, essa época torna-se uma excelente oportunidade para aproveitar diversas montanhas cobertas de neve em ótimo estado para esquiar. Próximo do inverno, o site britânico CNtravaller.com divulgou a lista dos 10 melhores lugares para esquiadores aproveitarem a temporada gelada na parte de cima da linha do Equador. Estão incluídas pistas na Europa, América do Norte e até na Índia.

1) Äre, Suécia
Referência absoluta na Escandinávia, Äre consegue atender a todos os níveis. Além das pistas fáceis para iniciantes, há opções para os mais experientes. Já os aventureiros podem saltar de helicóptero no topo da montanha e encarar pistas selvagens. A cidade ainda oferece diversas outras atividades ligadas à neve ou não. Passeios de teleférico e trenó de Huskies Siberianos, safári no snowmobile e pular na mais longa tirolesa da Europa são imperdíveis. Durante a noite, Äre é uma cidade bem animada, com seus restaurantes, bares e boates.

2) Aspen, Estados Unidos
Aspen oferece uma vasta estrutura de transporte. Dividida em quatro diferentes estações, 39 teleféricos e um completo sistema de ônibus integram todas as pistas. Ajax é para esquiadores e snowboarders de nível avançado. Buttermilk é para iniciantes. Snowmass e Aspen Highlands se destacam pela diversidade atendendo todos os níveis. Andar de balão, visitar as mais de 200 lojas e galerias espalhadas pela cidade também são opções de entretenimento.

3) Courchevel, França
Parte da Les Trois Vallées, maior área de esqui do mundo, Courchevel é um complexo de quatro vilas que mudam de acordo com a altitude. À medida que os locais vão subindo, o luxo segue o fluxo. A Courchevel 1850, de maior altitude, é também a mais chique. Lá, encontram-se restaurantes premiados, hotéis cinco estrelas e chalés fabulosos. A estação de esqui é mantida com cuidado e oferece opções para todos os níveis e idades. Diversas pistas técnicas e selvagens atendem a demanda dos que procuram desafios.

4) Fernie, Canadá
Um paraíso para quem quer ir aos limites. Fernie é um complexo de mais de mil hectares de montanhas íngremes e acidentadas. Suas pistas estão entre as mais perigosas e extremas do mundo para a prática de esqui. Nos pontos mais críticos, os declives podem chegar até 40 graus.

5) Himachal Pradesh, Índia
Seguindo a linha radical, Himachal Pradesh é outro destino para viciados em adrenalina. Esqueça teleféricos: a única maneira de chegar a mais de 5 mil metros e descer a cordilheira do Himalaia indiano esquiando é de helicóptero. O requisito básico para participar dessa aventura com paisagens formidáveis é participar de uma aula sobre como agir em caso de avalanche. A cidade base é Manali, um emaranhado caótico de mercado, ruas movimentadas e casas de pedra.

6) Sierra Nevada, Espanha
Saindo da cidade de Granada por uma estrada de 32 quilômetros chega-se ao ponto de esqui mais ao sul da Europa. Do topo da montanha é possível ver cordilheiras montanhosas do Marrocos. Um dos grandes atrativos é o clima agradável, com temperaturas não tão baixas e sol mesmo no inverno. Não deixe também de aproveitar a beleza de Granada com seus palácios, museus e típicos bares tapas considerados uns dos melhores da Espanha.

7) St. Moritz, Suiça
O St. Moritz é o mais antigo resort de esportes de inverno do mundo e ainda símbolo de glamour. Localizado nos Alpes suíços, ao lado dos lagos Upper Engadine, o hotel oferece excelentes opções de esqui, principalmente para pistas selvagens. A estação indicada para iniciantes é a Corviglia, mais próxima do centro da cidade. Para os mais experientes, Diavolezza e Lagalb podem ser alcançadas de trem ou ônibus. Outros esportes curiosos que podem ser praticados são pólo, críquete, golfe e corrida de cavalo no gelo.

8) Taos, Estados Unidos
Apesar do resort local ter uma reconhecida escola de esqui, os que mais aproveitam as pistas de Taos são os experientes. A cidade, há cerca de 30 quilômetros do hotel, é um encontro de diversas culturas nativas americanas. Durante os anos de 1890, Taos transformou-se em uma colônia de artistas que inspiraram nomes como DH Lawrence and Georgia O'Keeffe.

9) Verbier, Suiça
Verbier se tornou a capital europeia de esqui e frio. Com grande diversidade de opções de restaurantes e bares, a estação atende a todos dos gostos. Um das peculiaridades são suas pistas selvagens mais moderadas. Se desejar, voo de parapente e trenó de huskies siberianos são alternativas de lazer.

10) Whistler, Canadá
Sede das Olimpíadas de Inverno de 2010, Whistler é conhecida pela qualidade de sua neve e pela quantidade de estrangeiros que passam por lá. Suas excelentes pistas oferecem as mais contínuas quedas verticais do continente americano nas montanhas de Whistler e de Blackcomb. Um novo teleférico será implementado na rede de transportes do resort.


Fonte: Portal Terra Turismo

0 comentários:

Postar um comentário