O fim do ano chegou: hora de planejar seu Réveillon em Copacabana


Na virada do ano Copacabana se transforma em uma grande festa. E não seria por menos. Com um show de fogos incomparável, milhões de pessoas vão à praia para se deslumbrar com a sua beleza. As expectativas para 2010, ano em que o Rio foi designado sede do Jogos Olímpicos, não são diferentes.

O Réveillon em Copacabana teve seu início nos anos 70 com praticantes do candomblé. Devotos iam à praia para saudar a chegada de um novo ano com oferendas para Iemanjá, a rainha do mar. Todos os anos, esse hábito se repete. Eles dançam e rezam, pedem a benção da mãe de santo e levam flores para jogar no mar. Em outra prática comum, pessoas empurram um barco em direção ao oceano. Se ele for embora significa que Iemanjá aceitou a homenagem e o ano será bom.

As cores também possuem um forte significado na princesinha do mar. Em procura por paz em uma cidade cansada dos episódios de violência, a vasta maioria veste-se de branco. Vermelho e amarelo também estão em alta por trazer amor e prosperidade, respectivamente. Azul simboliza clareza, enquanto verde, saúde. As superstições não param por aí. Pular sete ondas, comer lentilhas e 12 uvas são apenas algumas que vivem no imaginário do folclore brasileiro.

Shows também têm sido presença constante. Neste ano, uma programação de até 17 horas está sendo montada pelos organizadores. A expectativa é que um grande artista esteja em um dos três palcos que serão montados. Até agora nada está confirmado, mas nomes como Beyoncé, U2 e Roberto Carlos já foram ventilados como atração principal.

Faltando segundos para meia-noite, os telões espalhados pela praia iniciarão a tão esperada contagem regressiva. E quando os relógios apontarem 00:00, o maior espetáculo da noite começará. Os tradicionais e incomparáveis fogos sairão do mar em direção ao céu, brindando a chegada de mais um ano. A previsão inicial é que oito balsas sejam instaladas. A cascata do hotel Meridien, um clássico que faz falta há alguns anos, ainda não voltará, mas o grupo que adquiriu o hotel recentemente pretende retomar com a tradição em 2011.

Algumas dicas são imprescindíveis. O Réveillon em Copacabana vem ocorrendo sem grandes problemas, mas é sempre bom ressaltar: evite levar objetos de muito valor. Para chegar à festa, o melhor jeito é metrô. Táxis também são opção, mas devem ser agendados com antecedência prévia por companhias que têm autorização para circular pelas ruas de Copacabana no dia.

Fonte: Portal Terra Turismo

1 comentários:

Resultados Jogo do Bicho disse...

olá boa noite!

sucesso no blog que está ótimo!!!!!

já coloquei o link do teu blog em www.buenosairesdicas.com

me adiciona tb?

abraços

Postar um comentário