Você repórter: com mais de 60 praias, Ubatuba encanta turistas


Com mais de 60 praias, a cidade de Ubatuba, no litoral norte do Estado de São Paulo, encanta os visitantes com seus vários atrativos turísticos, como cachoeiras, ilhas e trilhas apropriadas para a prática do ecoturismo.

"Minhas viagens para Ubatuba são sempre uma boa e grata surpresa. O percurso às vezes parece longo, mas, quando chegamos, a conclusão é sempre a mesma: valeu à pena!", conta o paulista Sérgio Mendes, morador de Vinhedo (SP), cidade localizada a quase 300 km de Ubatuba.

Sérgio procura visitar a cidade pelo menos quatro vezes ao ano com a família. "A viagem leva em torno de 3h30 e costumo sempre ficar na praia do Félix", diz. A praia fica na região norte da cidade e é muito procurada por ter sua natureza bastante preservada. Com areia branca e solta, tem mar calmo no canto direito, ótimo para a prática de mergulho, e ondas consideráveis no canto esquerdo, atraindo também muitos surfistas.

Além da Félix, outras 17 praias compõem a região norte. No centro, há mais dez praias, entre elas a praia Grande, responsável por concentrar um grande número de turistas em feriados e nos meses de temporada. Com 1,8 km de extensão, ela possui muitas opções de hospedagem, como hotéis e pousadas e é frequentada por pessoas de todas as idades.

Já a área sul da cidade abriga 35 praias, entre elas a Toninhas e a Enseada. Ambas reúnem um público bastante familiar por ter águas tranquilas e uma faixa de areia ótima para quem gosta de ficar à beira mar.

Os passeios de escuna para a Ilha de Anchieta também são bastante procurados pelos turistas. No local, há as ruínas de um antigo presídio político, desativado em 1955 após uma grande rebelião. Além do passeio histórico, o belo visual, as quatro praias de águas claras e as trilhas ecológicas também fazem parte dos atrativos do lugar. Denominado Parque Estadual da Ilha de Anchieta e administrado pelo Instituto Florestal, aos finais de semana o lugar recebe um grande número de embarcações particulares.

Em sua área de Mata Atlântica, o município abriga também diversas cachoeiras, entre elas a Água Branca, localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, com mais de 300 m de queda. Localizado quase ao pé da serra, os visitantes podem apreciar a biodiversidade em um percurso que leva, no mínimo, quatro horas.

Para as crianças, a cidade oferece algumas opções, como o Aquário de Ubatuba, na rua Guarani, 859, em Itaguá, onde é possível conhecer um pouco do mundo marinho; e as instalações do Projeto Tamar, onde os pequenos podem ver diversas espécies de tartarugas marinhas de perto. A base fica na rua Antonio Athanasio da Silva, 273, também no centro.

Ubatuba é o último município do litoral norte de São Paulo e faz divisa com a cidade histórica de Paraty (RJ). Os turistas que saem da capital podem utilizar a rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto, a Tamoios (SP-099) e a Rio-Santos. Para quem deixa o interior, a opção é a rodovia Dom Pedro I (SP-65) até Taubaté (SP) e, depois seguir pela Osvaldo Cruz (SP-125).

Fonte: Portal Terra Turismo

0 comentários:

Postar um comentário