Para quem acha o clima de hotéis e pousadas muito impessoal e quer passar férias longas com a família ou com os amigos, alugar um imóvel para a temporada é uma ótima opção. O problema é que muitos desses aluguéis são tratados por telefone ou por contratos "de boca", o que pode causar diversos mal-entendidos que tiram a graça das férias. Veja as principais dicas para evitar dores de cabeça ao alugar um imóvel:
1) Informe-se bem:
Antes de alugar um imóvel, pesquise preços, localizações e alternativas, e deixe claro para o locador que está bem informado. Principalmente em alta temporada, os preços e as condições variam muito, o que exige muita firmeza por parte dos locatários.
2) Conheça o imóvel antes:
Jamais alugue um imóvel sem conhecê-lo, pois, por melhor que seja a descrição feita, há detalhes que só podem ser conferidos numa visita atenta.
3) Faça uma vistoria detalhada:
Antes de alugar o imóvel, teste todos os aparelhos eletrônicos, as saídas de água, os chuveiros elétricos, o fogão, a geladeira etc. Certifique-se também da limpeza e da segurança da casa. Anote tudo o que encontrar, e exija que um representante do proprietário (ou o próprio) esteja presente e assine o documento da vistoria.
4) Exija um contrato:
Contratos de boca são muito comuns durante as férias, mas podem gerar vários problemas. Por isso, é fundamental que exista um contrato de locação especificando:
· o nome do locador;
· o endereço do imóvel e do local para retirada e entrega das chaves;
· o valor exato do aluguel (e tudo o que estiver incluído nele, como condomínio, água, luz etc);
· a duração da temporada (com data de entrada e de saída);
· o número de pessoas ocupará o imóvel;
· as condições do aluguel;
· uma lista detalhada com tudo o que há dentro da casa;
· Lembre-se de que, se for por um período maior do que três meses, o contrato não é considerado de "temporada".
5) Cuidado na hora do pagamento:
O pagamento deve ser feito ao locador ou à imobiliária, com um cheque nominal e mediante recibo. Se o proprietário quiser, pode exigir que o pagamento seja feito antecipadamente.
6) Cumpra as regras:
Cumpra rigorosamente todas as regras estabelecidas no contrato, dando especial atenção à que diz respeito ao número de pessoas que podem ocupar a casa durante a temporada.
7) Cuide da casa:
Se quebrar ou danificar algum objeto da casa, comunique ao proprietário e reponha-o imediatamente. Não deixe para resolver isso depois de ir embora.
8) Atenção à entrega das chaves:
Acabada a temporada, solicite a presença do proprietário para fazer uma nova vistoria e receber as chaves (no local estabelecido no contrato). Exija também que o proprietário assine o documento que registra sua saída de acordo com o que foi estabelecido anteriormente.
Fonte: Portal Terra
Por Guilherme Dorini
0 comentários:
Postar um comentário