Londres significa ótimos museus, parques bem cuidados, teatros, galerias, pubs, cafés, shows...


Arte UOL
Londres (London,) é uma metrópole sem dono. Em seus metrôs, você verá indianos, árabes, norte-americanos, latinos, australianos, europeus em geral. Vai escutar tantos idiomas quanto não ouviria em qualquer outra cidade. Como em nenhum outro lugar, tem-se a sensação de que, se existe um centro do mundo, é aqui mesmo, a capital britânica.

Londres é a síntese de Nova York, Paris, Tóquio, Bombaim, Sydney, São Paulo, muito no que há de melhor (como você verá ao longo do texto - ou conhecendo in loco), e um pouco no que há de pior (clima, poluição, tráfego arrastado, sem-teto) -acrescido do inconfundível estilo inglês (afinal, ainda faz parte da Grã-Bretanha). Explorar Londres merece no mínimo 5 ou 7 dias - mas talvez 1 ano fosse o ideal.

O poeta Samuel Johnson disse "Quem está cansado de Londres está cansado da vida". Verdade. Existem centenas de opções para conhecer e aproveitar a cultura local: ótimos museus, parques bem cuidados, teatros, galerias, pubs, cafés, shows, feiras, mercados, livrarias, bibliotecas, atrações turísticas em geral. Sim, gasta-se dinheiro (e é para gastar, se é para deixar de aproveitar por extrema economia, melhor nem ir), mas também há muitas alternativas gratuitas. Estar em Londres é um investimento em sua viagem, e, sem exagero, em sua vida.



INFORMAÇÕES E SERVIÇOS


Site do país - www.visitbritain.com

Site da cidade - www.visitlondon.com

Fuso horário - 3 horas a mais em relação a Brasília

DDI da Inglaterra - 0044

Código de acesso de Londres - 020

Telefone de emergência - 999 para Polícia, Ambulância e Bombeiros

Horários - Bancos funcionam normalmente de seg/sex 9h30-16h30; excepcionalmente alguns podem abrir no sábado pela manhã, mas não conte muito com isso. Expedientes de comércio e escritórios vão das 9h-17h30; porém, especialmente nas grandes cidades, podem fechar mais tarde e abrir nos sábados e domingos. Em algumas cidades, existe ainda um dia da semana em que as lojas ficam abertas até as 19h ou 20h, geralmente quinta ou sexta. Aliás, para o comércio turístico e atrações em geral, os horários são bastante flexíveis, incluindo funcionamento em muitos feriados.

Gorjetas - Muitos restaurantes e hotéis já incluem o valor da gorjeta na conta. Quando não, você pode deixar entre 10% e 15%, ou arredondar o número de pounds. Mas se o atendimento não for lá grande coisa e seu orçamento estiver controlado, despreocupe-se. Vai no máximo deixar um garçom de cara feia. Para carregadores de mala, 50p a 75p por bagagem está ok.

Feriados - 1º de janeiro, , Sexta-Feira Santa, 1º de maio, primeira segunda de maio, última segunda de agosto, 25/26 de dezembro.

Embaixada brasileira - 32 Green Street, Londres, metrô Marble Arch, fone (4420) 7499-0877,info@brazil.org.uk.

Consulado brasileiro - 6 St.Alban's Street, Londres, metrô Piccadily Circus, fone (4420) 7930-9055,consulado@cgbrasil.org.uk.

Banco do Brasil - 34 King Street, Londres, metrô Bank, fone (4420) 7606-7101, londres@bb.com.br.


Moeda - A libra esterlina ou pound sterling ou english pound ou, por fim, simplesmente pound, representada pelo símbolo "£", é dividida em 100 pence (ou apenas p, pronunciando-se pi). Existem moedas de 1p, 2p, 5p, 10p, 20p, 50p, £ 1 e £ 2 e notas de £ 1 (escocesa), £ 5, £ 10, £ 20 e £ 50. As notas emitidas na Escócia são diferentes das inglesas e devem ser aceitas em qualquer lugar do Reino Unido, apesar de, na prática, haver certa relutância em alguns shoppings dos demais países. Se possível, na Escócia, peça troco em notas inglesas. E atenção: brasileiros tradicionalmente desprezam moedas. Nunca perca, porém, a noção do valor da pequena e pesada moedinha de 1 libra.

Valor de troca - Para saber a cotação da moeda local, acesse economia.uol.com.br/cotacoes/.

Câmbio - Há bancos e casas de câmbio em abundância pelas cidades britânicas. Agências de viagens e correios também oferecem esse tipo de serviço, que, em cidades pequenas, pode ser a única alternativa. Muitos câmbios não cobram taxas ou comissões, mas a cotação pode deixar a desejar. Em Londres, um lugar habitualmente satisfatório para trocar o seu dinheiro é o Banco do Brasil. E para evitar crises financeiro-psicológicas, pense na moeda local e jamais, jamais, em momento algum, converta para o quanto você estaria pagando em reais.

Telefone - Telefones públicos estão disponíveis por toda parte, às vezes condicionados nas tradicionais cabines vermelhas. Funcionam tanto por cartão como por moeda (com um mínimo de 20p para chamadas locais). Para ligações internacionais via Reino Unido, ligue 155. Para ligar a cobrar ao Brasil via operadora brasileira, disque 0800-890-055 ou 0800-056-7442. Pagando na Inglaterra, o mais vantajoso são os cartões de pequenas empresas (outras que não a BT, British Telecom), de £ 5, £ 10 e £ 20. O custo da chamada varia conforme o cartão, mas você pode, em promoções temporárias, por exemplo, conseguir falar com São Paulo por 11p e para o resto do Brasil por 18p o minuto. Alguns cartões podem descontar uma taxa de conexão pela ligação. Quem vai ficar mais tempo no país deve considerar a compra de um celular (móbile). Ligações deste para o Brasil, conforme a operadora, podem ser, acredite, mais baratas do que ligações de Salvador para Salvador. Verifique preços/tempo/destino de ligação em cartazes desse serviço fixados em newsagents, as tabacarias que vendem balas, jornais e também os cartões. Para ligar do Brasil ao Reino Unido é 00 + código da operadora + 44 + prefixo da cidade (20, caso Londres) + número do fone.

Correio - Um selo (stamp) de cartão postal ao Brasil custa 50p, mesmo valor de uma carta de 10 gramas.


Informações turísticas - O Britain & London Visitor Centre fica na 1 Regent Street, descendo 200 metros do chafariz de Piccadilly Circus e tem bastante material de Londres e dos demais países do Reino Unido. Concede informações sobre os pontos turísticos da cidade, sobre o transporte local; reserva acomodação; vende ingressos para shows e teatros; troca dinheiro; disponibiliza internet (paga) e, claro, vende souvenirs. Uma boa parada, onde possivelmente haverá algum atendente que fale português. Funciona de seg/sex 9h-18h30 e sáb/dom 10h-16h. Menor e com menos gente atendendo, oLondon Tourist Information Centre, próximo à Catedral de St. Paul's, é, também, repleto de panfletos turísticos. Abre seg/sáb 8h-18h (no horário de verão até as 19h, e domingos 8h30-16h). Na estação de trem de Waterloo, por onde chega o Eurostar da França e da Bélgica, há também um pequeno posto de informações turísticas.

Mapas de Londres você consegue nos vários miniguias gratuitos disponíveis nos locais acima. OLondon Planner, atualizado bimestralmente, é um dos melhores. O London Map & Guide é outro bem interessante pelos seus mapas. Bem informativos também são o Welcome to London, The London Guide e o London the Official Gay & Lesbian Guide, este último obviamente direcionado. Uma ótima revista que disseca a vida cultural de Londres pelo período de uma semana (na verdade 8 dias) é aTime Out, publicada às quartas e vendida por toda parte por £ 2,50. Outra revista legal é a TNT, em especial para viajantes que estão de olho em acomodação, num apê para alugar ou mesmo em trabalho, disponível gratuitamente nas mais concorridas estações de metrô da cidade.

Internet - Não é nada difícil encontrar cibercafés em Londres. Entre os mais populares, onde você sempre encontra micros disponíveis, estão os pertencentes à rede EasyEverything, como os próximos aos metrôs de Piccadilly Circus, Charing Cross e Victoria, entre vários outros endereços. O valor varia conforme a lotação do local: quanto mais gente, mais caro (no começo e no fim do dia está mais vazio; portanto, mais barato). Considere a hora entre £ 1 e £ 2, uma média de preço que vale para a maioria dos cibercafés, ainda que não seja impossível navegar por menos e também por bem mais. De graça mesmo, você pode descolar em algumas bibliotecas. O acesso, porém, costuma ser limitado no tempo, entre 15 min e 30 min, eventualmente 1 hora, e algumas bibliotecas podem restringir o uso a seus associados (mas avistando um micro vazio você pode pedir para usar, o que não deve ser negado). Uma que costuma entrar nessa situação é a de St. Pancras, bem em frente à estação de metrô KingŽs Cross.

1 comentários:

lll disse...

Ótimas dicas! Muito obrigado!
@luc_bueno

Postar um comentário