Bali: o roteiro perfeito para se espiritualizar e surfar as melhores ondas


Cultura e praia normalmente são motivos diferentes para escolher o destino da próxima viagem. Se quiser juntar os dois, Bali é uma opção. Essa pequena ilha na Indonésia, além de possuir uma costa de beleza inquestionável, também abriga templos e toda uma tradição ligada à religião Hindu.

O principal polo turístico de Bali fica no distrito de Kuta. Os surfistas à procura das ondas perfeitas foram os primeiros a chegar nesse pedaço da ilha. Logo o lugar foi se modernizando e hoje oferece uma vasta opção de restaurantes, hotéis, bares e lojas por ótimos preços. Antes de tentar se arriscar nas ondas mais pesadas, Kuta Beach é ideal para aprender o esporte. Diversas escolas de surfe oferecem curso de três dias por cerca de cem dólares. O pôr de sol na ilha é famoso, ao ponto de convocar sempre uma pequena multidão.

Já Ubud é a capital cultural da ilha. Bali representa um centro hinduísta no mais populoso país mulçumano do mundo. O cotidiano local é marcado pelos rituais da religião. Procissões pelas ruas, inúmeras oferendas aos deuses e diversos templos espalhados pela cidade dão a dimensão da importância da religião para a população. Em Ubud, visite templos como o Goa Gajah, Pura Kehen, Gunung Kawi, Pura Samuan Tiga e principalmente o Pura Tirta Empul. De noite, as atrações ficam por conta de espetáculos de dança como Barong Dance, Pura Dalem e Puri Saren & Puri Saraswati. Museus também têm importância na região. Conheça os de arte local: Museum Rudana, Museum Puri Lukisan, Museum Antonio Blanco e The Neka Art Museum.

A culinária local é bastante rica e apimentada. Nasi campur (arroz frito), mie goreng (macarrão frito) e nasi goreng (arroz cozido com carne e legumes) devem ser experimentados. Porco é a principal carne nos pratos. Arroz, feijão, vegetal e até mesmo frango são acompanhantes comuns. Mas preste atenção: a Indonésia é famosa por seu forte tempero. Então trate de reservar bastante espaço para água no estômago.

Nos vilarejos próximos à Ubud, turistas podem conhecer os arrozais que abastecem com o principal ingrediente a culinária local. Os passeios podem ser feitos a pé partindo do centro em direção a lugares como Campuhan Pejeng e Tegallalang. O ar fresco e a beleza das paisagens que intercalam montanhas coberta de plantações de arroz e rios valem a caminhada. Aproveite também para comprar os tradicionais artesanatos nos mercadinhos e postos.

Fora Ubud e Kuta, outras localidades merecem destaque. Ulu Danu, na margem do Lago Bratan, e Pura Luhur Uluwatu, no vilarejo de Pecatu, são considerados os dois mais bonitos templos Hindus de Bali. Para praias menos badaladas, Sanur Beach e Legian Beach são boas opções, mas é preciso tomar cuidado com as águas, que são consideradas perigosas. Brasileiros que desejarem conhecer Bali devem tirar visto. O documento pode ser obtido tanto no Brasil quando na Indonésia. Mas, saiba que se deixar para resolver tudo no ilha, a validade é de até 30 dias. Se solicitar no Brasil, o limite vai para 60 dias.

Fonte: Portal Terra Turismo

0 comentários:

Postar um comentário