O Espaço do Passageiro, portal de serviços da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para os usuáriosda aviação regular, chegou ao final de 2009 com mais de 2,1 mil passageiros cadastrados e cerca de 3,2 mil avaliações das aéreas nacionais e internacionais. Na liderança do ranking estão, respectivamente, a OceanAir e a Avianca (veja as duas tabelas completas no final desta nota).
Até 31 de dezembro de 2009, a companhia doméstica melhor avaliada pelos passageiros era a OceanAir, que já havia recebido 301 avaliações e estava com nota média 7,50. O quesito em que ela foi melhor avaliada é o de serviço de bordo, com nota 8,03, e o pior atendimento de reclamações, com 7,03.
Entre as empresas internacionais, a melhor avaliada era a colombiana Avianca, com nota média 8,29. A melhor nota foi no quesito pontualidade (8,92) e a pior foi em atendimento na sala de embarque (7,72).
Lançado em maio de 2009, o Espaço do Passageiro permite que os consumidores avaliem a qualidade dos serviços das companhias aéreas nacionais e estrangeiras que operam no Brasil por meio de notas de um a dez para 11 diferentes quesitos – atendimento a necessidades especiais, atendimento de reclamações, atendimento na sala de embarque, atendimento na venda de passagem, atendimento no check-in, atendimento pela internet, conforto da aeronave, cuidados com a bagagem, pontualidade, relação custo-benefício e serviço de bordo.
Para garantir a segurança da votação, o passageiro cadastra login, nome completo, número do CPF e senha personalizada. Quando quiser alterar sua avaliação, ele usará esse login e senha, associado ao seu CPF, para acessar as notas dadas da última vez. Mas para apenas visualizar os resultados do Ranking Popular o passageiro não precisa ser cadastrado.
Ranking – aéreas nacionais e pontuação média
1° OCEANAIR 7,49
2° TRIP 7,34
3° AZUL 7,27
4° WEBJET 6,55
5° TAM 6,09
6° GOL/VARIG 5,45
*ABAETÉ 4,42
*AIR MINAS 5,31
*CRUISER 4,31
*META 5,24
*NHT 7,46
*PANTANAL 6,05
*PASSAREDO 6,46
*RICO 2,45
*SETE 5,64
*SOL LINHAS AÉREAS 5,00
*TAF 4,91
*TEAM 5,15
* A empresa não atingiu o número mínimo de 4 quesitos com 100 avaliações para entrar no ranking doméstico.
Fonte: Anac.
Ranking – aéreas internacionais e pontuação média
1° AVIANCA 8,00
2° DELTA AIR LINES 7,33
3° TAP 6,40
4° AIR FRANCE 6,37
5° TAM (Internacional) 6,18
6° AMERICAN AIRLINES 6,14
7° GOL/VARIG (Internacional) 6,13
*AEROLÍNEAS ARGENTINAS 3,72
*AEROMEXICO 6,61
*AEROSUR 5,41
*AIR CANADA 6,38
*AIR CARAIBES 5,00
*AIR EUROPA/AIR ESPAÑA 4,42
*AIR ITALY 5,00
*ALITALIA 5,15
*BRITISH AIRWAYS 7,36
*CONDOR FLUGDINST 7,29
*CONTINENTAL AIRLINES 7,20
*COPA 5,72
*EMIRATES 8,34
*IBERIA 4,21
*IBERWORLD 5,00
*JAPAN AIRLINES 7,24
*KLM 7,06
*KOREAN 4,52
*LAN ARGENTINA 5,53
*LAN CHILE 7,38
*LAN EXPRESS 5,00
*LAN PERU 7,24
*LIVINGSTON 5,00
*LUFTHANSA 7,37 23
*META (Internacional) 6,73
*MEXICANA DE AVIACION 6,14
*PLUNA 5,06
*SAA 6,92
*SURINAM AIRWAYS 5,00
*SWISS INTERNATIONAL 8,20
*TAAG 2,10
*TACA 6,57
*TACV (CABO VERDE) 3,79
*TAF (Internacional) 5,33
*UNITED AIRLINES 6,22
*US AIRWAYS 6,98
*A empresa não atingiu o número mínimo de quatro quesitos com 100 avaliações para entrar no ranking internacional.
Fonte: Anac.
Até 31 de dezembro de 2009, a companhia doméstica melhor avaliada pelos passageiros era a OceanAir, que já havia recebido 301 avaliações e estava com nota média 7,50. O quesito em que ela foi melhor avaliada é o de serviço de bordo, com nota 8,03, e o pior atendimento de reclamações, com 7,03.
Entre as empresas internacionais, a melhor avaliada era a colombiana Avianca, com nota média 8,29. A melhor nota foi no quesito pontualidade (8,92) e a pior foi em atendimento na sala de embarque (7,72).
Lançado em maio de 2009, o Espaço do Passageiro permite que os consumidores avaliem a qualidade dos serviços das companhias aéreas nacionais e estrangeiras que operam no Brasil por meio de notas de um a dez para 11 diferentes quesitos – atendimento a necessidades especiais, atendimento de reclamações, atendimento na sala de embarque, atendimento na venda de passagem, atendimento no check-in, atendimento pela internet, conforto da aeronave, cuidados com a bagagem, pontualidade, relação custo-benefício e serviço de bordo.
Para garantir a segurança da votação, o passageiro cadastra login, nome completo, número do CPF e senha personalizada. Quando quiser alterar sua avaliação, ele usará esse login e senha, associado ao seu CPF, para acessar as notas dadas da última vez. Mas para apenas visualizar os resultados do Ranking Popular o passageiro não precisa ser cadastrado.
Ranking – aéreas nacionais e pontuação média
1° OCEANAIR 7,49
2° TRIP 7,34
3° AZUL 7,27
4° WEBJET 6,55
5° TAM 6,09
6° GOL/VARIG 5,45
*ABAETÉ 4,42
*AIR MINAS 5,31
*CRUISER 4,31
*META 5,24
*NHT 7,46
*PANTANAL 6,05
*PASSAREDO 6,46
*RICO 2,45
*SETE 5,64
*SOL LINHAS AÉREAS 5,00
*TAF 4,91
*TEAM 5,15
* A empresa não atingiu o número mínimo de 4 quesitos com 100 avaliações para entrar no ranking doméstico.
Fonte: Anac.
Ranking – aéreas internacionais e pontuação média
1° AVIANCA 8,00
2° DELTA AIR LINES 7,33
3° TAP 6,40
4° AIR FRANCE 6,37
5° TAM (Internacional) 6,18
6° AMERICAN AIRLINES 6,14
7° GOL/VARIG (Internacional) 6,13
*AEROLÍNEAS ARGENTINAS 3,72
*AEROMEXICO 6,61
*AEROSUR 5,41
*AIR CANADA 6,38
*AIR CARAIBES 5,00
*AIR EUROPA/AIR ESPAÑA 4,42
*AIR ITALY 5,00
*ALITALIA 5,15
*BRITISH AIRWAYS 7,36
*CONDOR FLUGDINST 7,29
*CONTINENTAL AIRLINES 7,20
*COPA 5,72
*EMIRATES 8,34
*IBERIA 4,21
*IBERWORLD 5,00
*JAPAN AIRLINES 7,24
*KLM 7,06
*KOREAN 4,52
*LAN ARGENTINA 5,53
*LAN CHILE 7,38
*LAN EXPRESS 5,00
*LAN PERU 7,24
*LIVINGSTON 5,00
*LUFTHANSA 7,37 23
*META (Internacional) 6,73
*MEXICANA DE AVIACION 6,14
*PLUNA 5,06
*SAA 6,92
*SURINAM AIRWAYS 5,00
*SWISS INTERNATIONAL 8,20
*TAAG 2,10
*TACA 6,57
*TACV (CABO VERDE) 3,79
*TAF (Internacional) 5,33
*UNITED AIRLINES 6,22
*US AIRWAYS 6,98
*A empresa não atingiu o número mínimo de quatro quesitos com 100 avaliações para entrar no ranking internacional.
Fonte: Anac.
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