Sagrada para tantas religiões, Jerusalém tem um lado moderno e laico que pouca gente conhece



A cidade sagrada para as três principais religiões monoteístas do mundo pode criar um efeito que já foi diagnosticado pela psiquiatria: a Síndrome de Jerusalém, que faz com que alguns visitantes subitamente passem a agir como se fossem reencarnações de São João Batista, por exemplo. Mas a grande maioria dos turistas tende a apenas ficar atônito diante da beleza de suas pedras douradas refletidas ao pôr do sol, da religiosidade e, por que não dizer, tensão política, que emanam de seus cerca de quatro mil anos de história.

Há duas "Jerusaléns" dentro da cidade. A chamada "Cidade Velha", cujos limites são as muralhas e a "Cidade Nova", a parte de fora, que, no entanto, conta com alguns sítios históricos tão ou mais antigos que os compreendidos dentro da muralha. A Jerusalém da época do Rei Davi hoje escavações que podem ser visitadas -, por exemplo, estão fora das muralhas. Alguns dos locais mais sagrados para o Cristianismo, como o Jardim das Oliveiras, também.

Ocupando uma área de apenas um quilômetro quadrado, a Cidade Velha é dividida em quatro bairros - o Judaico, Muçulmano, Cristão e Armênio. No limite entre o quarteirão Judaico e o Muçulmano estão os lugares mais sagrados para cada um deles: o Muro das Lamentações e a Mesquita do Domo da Rocha, respectivamente. O local mais santo para o Cristianismo, a Via Sacra, com todas as suas estações, culminando no Santo Sepulcro, está espalhada entre os blocos Muçulmano e Cristão.





Todo esse caldeirão cultural torna a Cidade Velha uma verdadeira sopa de credos e costumes. Em vários pontos, a Via Sacra coincide com os souks - as ruas de comércio árabes --, de modo que cristãos de diversas linhas andam por entre lojinhas repletas de badulaques e cruzam com árabes, judeus ortodoxos e soldados israelenses carregando seus fuzis. Uma situação que pode parecer tensa, mas é só um dia normal no lugar mais peculiar do mundo.



Uma cidade moderna

Claro que visitar Jerusalém significa um mergulho no passado. Mas há também a parte moderna e laica dessa cidade de 700 mil habitantes - quase 10% da população do país - e que foi declarada capital em 1950. Principalmente no verão, os bares no centro da parte nova da cidade ficam cheios de jovens. E lugares como a Antiga Estação de Trem são boas pedidas para continuar a noite num país que é conhecido pelas baladas de música eletrônica. Nesse ponto, Jerusalém é bem menos animada que Tel Aviv, mas há onde sair.

Outra coisa que você vai ter que fazer aqui é se embrenhar nos museus. Jerusalém tem alguns dos mais tecnológicos do mundo. O Yad Vashem ou Museu do Holocausto é muito triste, mas uma atração quase obrigatória. O Museu de Israel mostra um lado moderno e alto-astral do país. Aqui, até hospital pode virar atração turística. O Hadassah guarda as Janelas de Chagall, coleção de vitrais do artista russo.


No coração de Israel

Jerusalém está bem no meio do país, o que a torna uma boa base para conhecer ao redor. A capital econômica do país, Tel Aviv, está a apenas uma hora em direção ao litoral. O Mar Morto fica a menos de duas horas. E Eilat, a cidade de veraneio às margens do Mar Vermelho, no extremo sul do país, pode ser alcançada a apenas quatro horas de automóvel.

A uma altitude de 750 metros e com baixa umidade relativa do ar, mesmo no verão as noites de Jerusalém são frescas. No inverno - entre novembro e março - espere pegar um frio razoável, mas que dificilmente ultrapassa o zero grau. Mesmo assim, muita gente prefere visitar a cidade nesta época do ano, já que os preços de hotéis caem bastante. No alto verão - julho e agosto - tudo fica bastante tumultuado e caro. Fique atento também aos feriados religiosos judaicos, que, por seguirem o calendário lunar, mudam a cada ano. O site www.ou.org lista todos.


INFORMAÇÕES E SERVIÇOS


Site de turismo do país - www.goisrael.com

Site de turismo da cidade - www.gojerusalem.com

Embaixada Brasileira em Israel - Rua Yehuda HaLevi, 23, 30º andar, Tel Aviv, tel. (03) 691 9292.www.brazilianembassy.org.il

Idioma - Hebraico e árabe

Fuso horário - Cinco horas a mais em relação a Brasília

DDI - 972 (Israel)

Código de acesso da cidade - 02

Telefones de emergência - 102 (bombeiros), 101 (emergência), 100 (polícia).

Informações Turísticas - Há vários postos de informações turísticas em Jerusalém, com funcionários muito prestativos. O de Jaffa Gate (tel. 627 1422, www.tourism.gov.il) promove até passeios gratuitos a pé pela cidade.

Moeda - A moeda israelense é o Novo Shekel (NIS), que se divide em cêntimos, as agurot.

Valor de troca - Acesse economia.uol.com.br/cotacoes para acompanhar a cotação da moeda local.

Câmbio - Os melhores lugares para trocar dinheiro são as lojas privadas, que não cobram comissão de 4% cobradas pelos bancos. Há vários espalhados na Cidade Velha - especialmente perto dos portões de Jaffa e Damascus. No centro novo, há vários câmbios na região da Ben Yehuda. Note que sexta, os câmbios só funcionam de manhã e, no sábado, fecham o dia inteiro. Domingo é dia útil.

Gorjetas - Incluir o serviço na conta (ou avisar quando não está incluído) é algo que tem ficado mais popular ultimamente. Em cafés e lanchonetes, espere entre 10% a 12%. Já em restaurantes mais chiques é esperado que se deixe 15%. Mas é sempre bom dar uma olhada ao redor para ver o que os outros clientes estão fazendo.

Telefone - Para chamadas locais e também internacionais, o melhor é usar cartões telefônicos, encontrados em vários lugares, como postos do correio, bancas de jornais e quiosques de loteria.

Internet - É muito fácil encontrar internet cafés que cobram, em média, NIS 20 por hora. Mais fácil ainda achar espaços WiFi em cafés que, geralmente, não cobram nada. Já nos hotéis mais caros costuma haver uma taxa para conectar o laptop à rede.

Segurança - Jerusalém é uma cidade muito segura em termos de crime - mesmo durante a noite, pode-se andar na rua sem medo (a única área a ser evitada é a do Monte das Oliveiras). Quanto a terrorismo, a situação está calma no momento, mas isso é algo que não se pode prever. Como regra geral, é bom evitar grandes aglomerações. E prepare-se para ter a bolsa ou mochila revistados na porta de todos os estabelecimentos, inclusive bares e restaurantes. No começo assusta, depois, o pesado esquema de segurança passa a ser algo normal. Antes de viajar, não custa acompanhar as notícias nos bons jornais em língua inglesa: O Jerusalem Post (www.jpost.com) e Ha'arezt (www.haaretzdaily.com).

Voltagem e tomadas - Em Israel, a voltagem padrão é 230V e as tomadas são do tipo europeu, redondas, com dois ou três pinos.

Vacinas - Nenhuma em especial.


0 comentários:

Postar um comentário