Com atrações naturais e históricas, Cancún é um dos mais divertidos destinos do Caribe


Cancún é um dos principais destinos turísticos do México e não é difícil entender por quê. Localizado na Península de Yucatán, na costa sudeste do país, e banhado pelo mar do Caribe, o balneário está cercado por algumas das mais belas praias do mundo. A visão remete, sem dúvida, a uma obra de arte tropical: a água exibe infinitas gradações azuis e quebra em areias de textura fofa e cor branca, de onde brotam palmeiras que dançam ao sabor do vento.

Tal clima de ilha deserta, porém, é parte de um contexto bem mais amplo: Cancún é um resort turístico por excelência e, sobre sua paradisíaca orla, surgem hotéis de arquitetura imponente e piscinas que parecem fundir-se com as águas marinhas. As opções de entretenimento oferecidas aos visitantes são tão inventivas quando variadas: a cidade está rodeada por outros grandes destinos mexicanos, como a ilha de Cozumel e a Isla Mujeres, e, dentro dessa região, é possível mergulhar com golfinhos, nadar dentro de cavernas, conhecer ruínas maias e se divertir em suntuosos campos de golfe.

E quando o sol de põe sobre a lagoa Nichupté, que permeia Cancún, o lugar ganha outra dimensão: as inúmeras discotecas e bares locais dão o play na música, abrem as garrafas de tequila e a diversão só acabará no final da madrugada.


A alta temporada do turismo em Cancún vigora entre o final de dezembro e meados de abril. O restante do ano é considerado baixa temporada e os preços dos hotéis no balneário diminuem um pouco. Mas há que se levar em consideração um fator importante: a região é geralmente atingida por furacões entre o começo de junho e o começo de novembro.

Cancún sofreu muitos prejuízos no primeiro semestre de 2009, com a pandemia causada pelo vírus A H1N1 (que teve seu epicentro no México). Mas a situação vem melhorando aos poucos: a taxa de ocupação hoteleira da cidade, que foi de apenas 20% em maio de 2009, já havia subido para 44% no mês de setembro (o normal, porém, seria uma ocupação de pelo menos 70%). Enquanto o pânico provocado pela gripe suína se dissipa, o balneário volta a mostrar ao mundo o que tem de melhor: muitas atrações históricas, naturais e noturnas, perfeitas tanto para um passeio familiar como para uma excursão regada a boemia.

INFORMAÇÕES E SERVIÇO


Site do México - www.visitmexico.com

Site de Cancún - www.cancun.travel

Idioma - Espanhol (fala-se inglês nas áreas turísticas do balneário)

Fuso horário - Entre três e quatro horas a menos que Brasília, dependendo do horário de verão.

Código telefônico do México - 52

Código de acesso de Cancún - 998

Telefone para Emergências em Cancún - 066

Telefone da Polícia Turística - 52 (998) 885-2277

Moeda - Peso (para ver a cotação atualizada, acesse: economia.uol.com.br/cotacoes). Dólares norte-americanos são aceitos por boa parte do comércio local, mas o troco é devolvido em moeda mexicana.


Horário do Comércio - Na Zona Hotelera, onde se encontra a grande oferta de hospedagem em Cancún, a maior parte dos centros comerciais funciona entre as 10h e às 22h. Já os bancos operam das 9h às 16h (há uma agência do HSBC na Zona Hotelera que fica aberta até às 19h). E os correios funcionam das 9h às 15h.

Câmbio - A maioria dos hotéis de Cancún troca dinheiro, mas o visitante irá encontrar melhores cotações em bancos e casas de câmbio. Na Zona Hotelera, pode-se trocar dinheiro nos seguintes bancos (é necessário apresentar o passaporte para se realizar a transação):

Banamex: Plaza Terramar & Royal Mayan - km 17, tel. 52 (998) 883-3100. Aberto das 9h às 16h.

BBVA-Bancomer: Boulevard Kukulcan - km 9, tel. 52 (998) 883-1128. Aberto das 9h às 16h.

HSBC: Plaza Caracol, tel. 52 (998) 883-4652. Aberto das 8h às 19h.

Correios - A principal agência do centro de Cancún está localizada na Avenida Xel-Ha, 2 - SM 28, tel. 52 (998) 884-1418.

Embaixada brasileira no México - Lope de Armendariz, 130 - Lomas Virreyes - México, D.F., tel. 52 (55) 5201-4531. www.brasil.org.mx

Gorjeta - Costuma-se deixar 15% do preço da refeição como gorjeta aos garçons (às vezes o valor já vem incluído na conta).

Eletricidade - Corrente de 110V.

Feriados
5 de fevereiro: Dia da Constituição
31 de março: Aniversário de Benito Juarez
15 de setembro: Dia da Independência
20 de novembro: Dia da Revolução Mexicana
25 de dezembro e 1 de janeiro: Natal e Ano Novo

0 comentários:

Postar um comentário