Tartarugas, baleias e ambientalismo na Praia do Forte

Praia do Forte, a 50 quilômetros de Salvador, é um símbolo de sustentabilidade e respeito ao meio-ambiente. Ali funcionam dois projetos pioneiros no Brasil: o primeiro eco-resort brasileiro e o Projeto Tamar, referência na proteção de tartarugas marinhas no Brasil.

Ambos se localizam na praia que deu o nome à vila local. O Projeto Tamar é o principal ponto turístico local que, de suas 21 bases, tem na Praia do Forte aquela com melhor estrutura para receber turistas.

Há visitas orientadas, salas de vídeo, aquários, lojas e restaurantes. Quem for entre os meses de setembro e março terá a oportunidade de observar biólogos trabalhando nos ninhos de tartarugas. Já no verão, filhotes saem das cascas e seguem ao mar. Na área da praia chamada de Papa-Gente, recifes de corais formam fabulosas piscinas naturais de águas transparentes, com grande variedade de peixes.

O segundo empreendimento de vocação ambientalista é Praia do Forte EcoResort & Thalasso Spa. Seu ambiente rústico, combinando simplicidade com luxo, está em completa harmonia com o santuário ecológico local. A sua política ambientalmente correta contempla coleta seletiva, projetos de desenvolvimento com as comunidades locais e uso consciente da energia.

Entre os meses de julho e outubro podem ser feitos passeios com o Instituto Baleia Jubarte. Biólogos organizam palestras e acompanham turistas em saídas ao mar para ver de perto as baleias, grandes mamíferos que aproveitam as águas quentes para procriar.

Outras atividades vinculadas à natureza estão disponíveis na Reserva Ambiental de Sapiranga, que pode ser percorrida a pé, a cavalo, de bicicleta ou de quadriciclo. Há ainda boia-cross e tirolesa pelo rio Pojuca. Ainda, ao longo dos 14 km da Praia do Forte, surfistas poderão encontrar alguns bons points.

Quem desejar mais movimento, deve escolher a extensão de areia em frente à Vila, o centrinho da cidade. Grande parte dos restaurantes, pousadas, lojas e feiras de artesanato se encontram aqui, de frente para as ruas de pedras, onde é proibida a circulação de carros. Após o sol cair, bares como Souza, Beach House, Bambu e Las Margaritas bombam, com música ao vivo.

A cerca de três quilômetros do burburinho, as ruínas do Castelo Garcia D'Ávila mostram o que fora a primeira grande edificação portuguesa no Brasil. Construído em 1551, o castelo é hoje um patrimônio histórico cultural brasileiro tombado pela Iphan.

Fonte: Terra Turismo.

1 comentários:

Márcio Torres disse...

Beleza, mas essa foto não é aqui em Praia do Forte não meu rey!

Postar um comentário