Nice, cidade de praias banhadas pelo Mediterrâneo


Nice só perde para Paris entre as cidades francesas mais procuradas pelos turistas. A capital da Côte d'Azur, banhadas pelas águas azuis do Mediterrâneo, oferece opções que vão desde belas praias particulares até seus excelentes atrações culturais.

Nas praias de Promenade de Anglais é onde a badalação e a diversão acontecem. Atletas jogam vôlei e correm, famílias aproveitam a calmaria do mar para se banharem e jovens bronzeiam-se enquanto paqueram. No mar, as lanchas disputam espaços próximos a costa para ancorar e praticar esqui aquático.

Vale lembrar que durante o verão, a areia pode ficar lotada. Então, se desejar fugir da muvuca, opte pelas particulares. São elas: Castel Plage, Opéra Plage, Plage Beau Rivage, Blue Beach, Neptune Plage. De noite, o Promenade de Anglais transforma-se em ponto de encontro nos bares e restaurantes. Outra opção, principalmente para final de tarde, é a praça Masséna, principal centro comercial.

Vizinha de Cannes, Saint Tropez e Montecarlo, Nice soma às praias o atrativo imbatível de seus museus. Por exemplo, os espaços dedicados a Matisse, Chagall e Picasso. O movimento de arte experimental Escola de Nice funciona no ateliê Soardi, numa antiga casa de Matisse, e tem mostras no MAMAC (Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânea).

Os marcos arquitetônicos de Nice são a Ópera de Nice, construção do século XIX palco de concertos, balés e recitais, e a Catedral Saint-Nicholas, a maior catedral ortodoxa russa fora do ex-país soviético.

Na cidade velha, ou Vieux Nice, o destaque é para o cours Saleya, onde funciona um tradicional mercado de flores, frutas, vegetais, e aonde estão alguns dos melhores restaurantes e bares. Aquí dá para sentir o clima da autêntica Nice andando pelas estreitas ruas do bairro, e ter a melhor vista da cidade no Parc du Chateau. A área do porto é frequentada basicamente pelos locais. O grande barato aqui é comer nos restaurantes que ficam sobre pequenas embarcações, olhando de longe as festas no convês de iates milhonários.

Sem dúvidas, Nice, assim como toda Côte d¿Azur é para ser visitada durante o verão europeu, entre os meses de Junho e Setembro. Mas quem quiser uma experiência diferente deve escolher o período de Carnaval, pois ocorre a mais importante celebração do Carnaval francês.

Matéria do Terra Turismo.

0 comentários:

Postar um comentário