Museu polonês dedica mostra à arte erótica homossexual

O Museu Nacional em Warsaw, na Polônia, recebe, desde sexta-feira (11), a polêmica exposição "Ars Homo Erotica". Em cartaz até 5 de setembro, a mostra enfoca obras de arte erótica referentes ao amor e ao desejo homossexual, propondo ainda discussões históricas e políticas.

A exposição é dividida em seções temáticas. Uma delas toma o lobby principal e se chama Time of Struggle (algo como "tempo de luta"). Ela introduz o tema das políticas sexuais e dos direitos humanos, além das normas sociais impostas à diversidade sexual e refletidas na arte.

Uma galeria de nus masculinos clássicos e de retratos de heróis homossexuais também tem um espaço especial, o Homoerotic Classicism. Já o segmento Male Nude reúne obras provenientes desde estudos acadêmicos do século 19 a pinturas realistas da arte contemporânea gay.

A seção Male Couples traz ainda a representação de casais de homens na arte religiosa e mitológica, enquanto o espaço Saint Sebastian é dedicado àquele que é considerado, segundo a curadoria, o maior ícone homoerótico do Cristianismo.

Leia a matéria na fonte aqui.

0 comentários:

Postar um comentário