Festival de Parintins: o carnaval do Amazonas

Um dos pontos turísticos mais importantes da Amazônia, a cidade de Parintins é palco do evento popular mais badalado da região. O Festival de Parintins acontece de 25 a 27 de junho e tem como protagonistas os bois-bumbás Caprichoso e Garantido



O espetáculo mais esperado da maior floresta do mundo é celebrado desde 1988 no bumbódromo, lugar com capacidade para 35 mil pessoas. É lá que se reúnem torcidas muito apaixonadas: de um lado, os seguidores da estrela azul do Caprichoso e do outro, os fãs fiéis do coração vermelho do Garantido.



Os grupos são analisados em 22 quesitos, mas os principais são: levantador de toada, participação do público e silêncio na apresentação do boi rival, fantasia de cunhã-poranga (mulher mais bonita do boi) e apresentador (narrador das entradas e das apresentações de cada grupo).

O festival termina com o desfile dos vencedores e a passeata dos perdedores. A comparação com as escolas de samba do carnaval carioca é inevitável. No festival amazonense também ocorre a exibição de alegorias elaboradas e de carros confeccionados por artistas, sempre com temas que representam a história do povo local. Para outros, o Festival de Parintins se assemelha mais a uma ópera popular, pois o espetáculo acontece dentro de uma arena circular, diante da animada torcida.

Pontos Turísticos de Parintins

Além do Festival de Parintins, que atrai normalmente cerca de 100 mil pessoas para a cidade, diversos pontos turísticos são capazes de fazer o visitante se apaixonar pelo lugar. O município fica na ilha fluvial de Tupinambara, a 420 quilômetros de Manaus, quase na fronteira com o estado do Pará. Gente hospitaleira, muitas bicicletas transitando pelas ruas e as cores dos bois nas fachadas das casas são alguns destaques de Parintins.

Entre os pontos que valem a pena serem visitados estão a Catedral de Nossa Senhora do Carmo (fundada em 1962), a Vila Amazônia (a 20 minutos de barco, a vila foi criada para abrigar imigrantes japoneses), as praias de Taracuera e do Varre Vento, além da Serra de Parintins, que tem 154 metros de altura.

Outro atrativo natural é o Morro de Santa Rita, que abriga lagos, igarapés, árvores centenárias e espécies raras de orquídeas. É possível, ainda, visitar os currais dos bois Caprichoso e Garantido.

Entre outras atrações do patrimônio histórico de Parintins estão a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e a Igreja de São Benedito. Fundada em 1945, a primeira tem diante de si o rio Amazonas e é ponto muito procurado para a apreciação do pôr-do-sol. A Igreja de São Benedito, por sua vez, foi fundada em 1795 e é a primeira de Parintins.

Outro lugar indispensável é o lago Macurany. Com 10 quilômetros de extensão, ele passa atrás da cidade e é ótimo para passeios de barco, jet ski e lancha.

Quem quiser curtir a noite da pequena cidade tem como opção bares e clubes com música dançante, com MPB, seresta e pagode. As toadas de boi também dão o tom da festa. De maio a junho, o point mais procurado é o curral do boi-bumbá, onde as toadas do Festival de Parintins são lançadas para que o público se familiarize com elas.

- Quando ir

Parintins pode ser visitada o ano inteiro, mas a grande estrela é o festival, que acontece sempre no último final de semana de junho. De 6 a 16 de julho acontece a Festa de Nossa Senhora do Carmo.

Para quem quiser pescar e curtir as praias fluviais e balneários, a recomendação é visitar a cidade de setembro a dezembro, quando acontece a vazante dos rios.

Para ler da fonte, clique aqui.


0 comentários:

Postar um comentário