Barcelona, museu a céu aberto à beira do Mediterrâneo

Seria injustiça dizer que Barcelona, com 1,6 milhão de habitantes, é somente a capital da Cataluña (ou Catalunya, em catalão). Parte da mais rica região da Espanha, guarda um povo extremamente orgulhoso de suas tradições, que não se considera exatamente espanhol, mas catalão, falando inclusive o seu próprio idioma. Aliás, aqui tudo está escrito nas duas línguas.

Rival de Madri, ela tem, sim, inúmeras razões para competir com a capital espanhola. Ao sediar as Olimpíadas de 92 presenteou-se com uma enorme revitalização urbana e, desde então, só fez aumentar sua popularidade no mundo inteiro, integrando-se ao circuito dos grandes centros europeus.

À beira do Mediterrâneo, moderna e bem-estruturada, conserva vestígios de todas as civilizações que colocaram seus pés por ali. Desde a era romana até a explosão do movimento modernista, Barcelona é praticamente um museu a céu aberto.

De alma cosmopolita, dotada de qualidades e imperfeições peculiares a uma metrópole que se preze, tem lugar para todos: dos turistas curiosos aos artistas de rua. A regra mais importante aqui é explorar a arquitetura da cidade, que mescla o art noveau e o contemporâneo, apresentando prédios que parecem divertidos e bizarros castelos de areia. O nome que você deve saber é Antoni Gaudí e o que você não pode perder é a sua "La Sagrada Familia", o Parque Güell e a La Pedrera. Mas a visita, porém, não pára por aí...

Fonte aqui.

0 comentários:

Postar um comentário