Sala de Âmbar


Em 1717, Pedro o Grande, Czar da Rússia foi presenteado com belos painéis de âmbar, por Frederico Guilherme I, naquela época, o Rei da Prússia. Este foi realizado com o objetivo de selar uma aliança entre ambos os países.
_
Esses painéis eram feitos com uma substância, que nada mais é do que uma resina fóssil produzida por um espécie específica de pinheiro existente na Escandinávia, na costa do Mar Báltico, há 50 milhões de anos.
_
Essa resina, ao escorrer do tronco e ramos do pinheiro, acabava envolvendo nela mesma insetos, folhas, penas, rãs, sementes e outros pequenos organismos que encontravam-se no tronco da árvore. E assim acabava aprisionando-os enquanto se avolumava.
_
Com o tempo, essa resina se solidificava e assim transformava-se em âmbar, tendo a propriedade de manter a forma tridimensional de tudo aquilo que ela envolvia durante esse processo. Isso ajudou muito em estudos de espécies já extintas.
_
Em tempos remotos, muitos acreditavam que o âmbar possuia poderes medicinais e mágicos além de sua beleza artística com seus diferentes tons de dourado (embora existisse em outras cores), sua leveza, facilidade de manuseio e pelas coisas que ela conservava dentro dessa sua resina.
_
Em 1755 esses tais painéis foram usados, a título de material exótico, para o revestimento de uma das salas do Palácio Catarina, antigo Palácio de Verão dos Czares, localizada em Tsarkóe Selo, subúrbio de São Petersburgo.
_
Foi uma verdadeira obra prima realizada pelo arquiteto Rastrelli. Uma sala toda em âmbar, com ricos espelhos de Veneza e enfeites em ouro. Além disso a sala refletia as luzes das chamas de 565 velas distribuídas em magníficos candelabros na parede, proporcionando assim uma visão deslumbrante para seus visitantes.
_
Chegou a ser considerada a 8ª Maravilha do Mundo.
_
Pelo menos até 1941, quando durante a 2ª Guerra Mundial, a Rússia foi invadida por Hitler.
_
As primeiras obras a serem bombardeadas foram os palácios na região de São Petersburgo. E mesmo com a tentativa, do início da guerra, de transportar os tesouros russos para lugares mais seguros, os alemães conseguiram chegar à sala de âmbar antes que essa fosse transportada.
_
Os alemães por sua vez possuiam uma lista com a localização exata dos tesouros russos e por isso encontraram com facilidade a Sala de Âmbar.
_
Eles a desmontaram e enviaram ao Palácio de Königsberg (hoje Kaliningrado) na Alemanha, onde foi remontada e permaneceu até 1944 quando a Alemanha, por sua vez, pelos Aliados.
O Palácio de Königsberg acabou sendo incendiado e a Sala de Âmbar desapareceu. Nunca mais foi encontrada.
_
Mesmo depois da Guerra, organismos russos foram encarregados de desvendar esse mistério. Realizaram buscas minuciosas, iterrogaram os envolvido, mas o paradeiro da sala nunca mais foi encontrado.
_
Alguns disseram que a sala foi desmontada antes dos bombardeios, outros que foi incendiada junto com o palácio, outros ainda diziam que viram imensos engradados com o âmbar serem levados para navios quedepois foram afundados, ou ainda que esses engradados foram escondidos em minas que acabaram sendo aterradas.
_
Existiram também depoimentos que asseguravam que os próprios foram responsáveis pela sua destruição quando invadiram a Alemanha.
_
Sem resultados com as buscas, em 1979, o governos soviético ordenou a reconstrução da Sala de Âmbar.
_
Baseando-se em fotos antigas e com o auxílio de técnicas avançadas e os melhores mestres, a nova sala foi inaugurada em 2003. Para isso foram utilizadas cerca de 6 toneladas de puro âmbar, 8 milhões de dólares e muito esforço. Todos os detalhes foram recriados, inclusive os mosaicos fiorentinos.
_
Assim a única Sala de Âmbar no mundo voltou a reinar no Palácio de Catarina.
_
A Sala de Âmbar não pode ser fotografada, embora haja sempre alguém que, aproveitando uma distração da funcionária, que está sentada à porta e sempre vigilante, consiga fazer o dar sua escapadela, o que é muito perigoso pois o fotógrafo corre o risco de ser punido e eles não possuem meias medidas.
_
Como chegar
_
De trem
_
Pegar o trem na estação Vitebsk (plataforma Kupchino) e descer na estação de Pushkin e depois você pode pegar os ônibus 371 ou 382 para os portões do parque.
_
Ou ainda, numerosos mini-ônibus marshrutka (K-286, K-287, K-299, K-342), desde Moskovskaya Ploshchad, ao lado da estação de metrô Moskovskaya.
_
O tempo de viagem é de pouco menos de 30 min.
_
_
Onde
_
Sadovaya St, 7Pushkin, San Pietroburgo, Russia
Tel.: +7 (812) 466-66-74
_
Funcionamento
_
Das 10h às 17h.Fechado às terças-feiras e a última segunda de cada mês.
_
Links externos
_
_
Veja a matéria direto da fonte clicando aqui

0 comentários:

Postar um comentário