Roma, onde passado e presente nunca deixam de surpreender

Nenhuma outra cidade do mundo desperta em seus habitantes, mas também em seus milhares de visitantes, uma relação tão forte e, aparentemente inconciliável, de amor e ódio. Se Paris é como uma dama de ar blasé, Roma é uma senhora do gênio forte e personalidade única.
_
Capital italiana desde 1870 e centro mundial do cristianismo, Roma é uma das principais metas do turismo internacional por abrigar em seu território o estado vaticano, edifícios históricos e também um inigualável patrimônio arqueológico e artístico.
_
Na verdade, não existe uma única Roma, mas uma cidade com diversas facetas: imperial, republicana, barroca, medieval, renascentista e papalina.
_
Com mais de 2,7 milhões de habitantes, a cidade eterna coleciona monumentos imperdíveis e mundialmente famosos, como a Fontana di Trevi e o Coliseu, e outros cantinhos escondidos e charmosos que merecem ser descobertos.
_
Em contínua transformação, a cidade não é mais aquela da periferia semi deserta descrita por Pasolini em Mamma Roma. Capital cosmopolita, mas de ritmo lento e trânsito caótico, a sua atual fisionomia é aquela de uma metrópole de duas almas. Uma é aquela cada vez mais multiétnica, circundada pelas obras para a construção da linha C do metrô, frequentemente bloqueada por passetas ou visitas de estado. A outra é aquela de um lugar que parou no tempo.
_
A melhor época para visitar a cidade eterna é a primavera, principalmente nos meses de abril e maio, quando os dias ensolarados são mais longos e as temperaturas muito agradáveis. No verão a temperatura média é muito alta e, principalmente em agosto, muitos comerciantes fecham as próprias lojas e saem de férias, retornando à capital somente em setembro.
_
Apesar de suas maiores atrações concentrarem-se em uma área restrita, um ano inteiro não seria suficiente para desvendar todo o encanto de Roma. De qualquer maneira, se quiser conhecer pelo menos seus principais pontos turísticos, permaneça na cidade pelo menos cinco dias.
_
Os principais monumentos da capital italiana ficam no centro histórico e, quase sempre, é muito fácil conhecê-los a pé. No entanto, se precisar usar o transporte público lembre-se que uma passagem dura 75 minutos e pode ser comprada em tabacarias e nos bares que exibem a placa azul com a letra “T” (tabacchi) ou nas próprias estaçõs do metrô, nos guichês ou ainda nas máquinas automáticas.
_
Atrações para todos os gostos e bolsos
_
Uma das melhores maneiras de conhecer Roma é caminhar sem pressa, apreciando as suas magníficas praças e aproveitando a atmosfera de suas cafeterias.
_
Muitos turistas preferem utilizar os clássicos ônibus de dois andares que percorrem os principais lugares de interesse da capital e saem todos os dias, a cada 20 minutos, da Piazza del Cinquecento, em frente à estação Termini.
_
No entanto, evitando caminhadas o turista renuncia ao prazer de apreciar o esplendor de suas ruas estreitas e de seus edificios históricos.
_
Se o seu objetivo for conhecer o maior número de atrações em pouco tempo, o ideal é planejar um roteiro personalizado, que respeite os seus interesses.
_
Para os amantes da arquitetura, por exemplo, Roma oferece um prato cheio. Passeando pelas ruas do centro, é possível contemplar obras pertecentes a todos os períodos históricos; desde aquele da Roma antiga, com o Panteão, por exemplo, até aquele barroco, típico das fontes da capital, ou aquele românico como a igreja de São Clemente.
_
Se, ao contrário, os seus interesses privilegiam passeios pela Roma cristã, comece o seu percurso com a clássica visita ao Vaticano e, em dias de calor, lembre-se de levar consigo um xale e calças compridas porque na basílica não é permitida a entrada de turistas vestidos com bermudas e camisetas regatas.
_
Em seguida, explore outros lugares menos conhecidos, mas não menos fascinantes como o cárcere mamertino, uma masmorra na qual São Pedro e São Paulo teriam ficado presos. Não longe dali, emocione-se diante da perfeição da estátua de Moisés, esculpida por Michelangelo e situada no interior da basílica de San Pietro in Vincoli.
_
Se ainda tiver tempo, confira os vitrais de Santa Maria Maggiore, uma das quatro basílicas patriarcais de Roma, e a beleza das igrejas do tranquilo bairro Aventino. Uma delas, aquela dedicada a San Bonifacio e Alessio, possui um jardim com uma vista espetacular da cidade. Nem sempre esta parte da igreja é aberta aos fiéis, mas se explicar ao sacristão que veio de muito longe para conhecer a igreja, talvez consiga conhecer o jardim por poucos minutos.
_
Para os casais, um bom programa é imitar os romanos e apreciar a vista noturna da cidade em um de seus pontos mais altos, o chamado Gianicolo, e namorar perto do “fontanone”, uma das maiores fontes da capital.
_
Se quiser repetir uma outra tradição seguida pelos jovens romanos, acesse o site www.lucchettipontemilvio.com e coloque um cadeado com o seu nome e aquele da pessoa amada em um lampião virtual. Até pouco tempo atrás, muitos casais de adolescentes dirigiam-se até o ponte homônimo sobre o rio Tibre para colocar um cadeado com os seus nomes sobre o lampião. Tudo começou com uma cena descrita em um livro que tornou-se um sucesso editorial, mas a prefeitura da cidade precisou remover o lampião por causa do peso excessivo dos cadeados e agora o ritual continua vivo, mas desta vez online.
_
Já quem escolheu Roma para a lua de mel precisa saber que uma dos lugares mais românticos da cidade eterna é o jardim do hotel de Russie, próximo à Piazza del Popolo.
_
Ainda para os casais: se a viagem até a capital italiana coincidir com o verão, não deixem de passear a noite entre as inúmeras barraquinhas e restaurantes montados às margens do rio Tibre e, antes de ir embora, faça como os romanos e dê uma paradinha no histórico grattacchecaro (vendedor de raspadinha) da Ponte Cestio. Solteiros também podem aproveitar a dica, porque o local fica repleto de jovens que saem para paquerar.
_
Já os amantes da culinária encontram em Roma restaurantes que agradam os paladares mais exigentes, como o luxuoso La Pergola, no hotel Hilton, ou o descolado Open Colonna, situado no interior do Palazzo delle Esposizioni e que também oferece pratos elaborados a preços razoáveis e lanches low cost.
_
Outros programas imperdíveis são visitar o mercado ao aberto que acontece diariamente em Campo de Fiori e provar o café e o perfume da famosa cafeteria Sant’Eustacchio, bem pertinho do Panteão. Você notará que muitos romanos, antes de iniciar um dia de trabalho, dão uma paradinha nesta ou em outra cafeteria para uma “pausa caffè” com os colegas.
_
Para quem preferir dedicar-se às compras de roupas, além da Via Del Corso, visite as lojas da via Cola di Rienzo, próximo ao Vaticano, e a Galleria Colonna, dedicada o ator romano Alberto Sordi. Mesmo que você não compre nada, o magnífico interior da galeria merece ser visitado. Se for um fã da Ferrari e quiser conferir de perto as novidades desta marca, a sua loja fica na Via Tomacelli, sempre perto da Via del Corso.
_
Os mais intelectuais podem descobrir todas as atrações culturais da cidade comprando, nas bancas, a revista Trova Roma. publicada com o jornal La Repubblica todas as quintas-feiras. Outra opção é a revista Roma C’è, publicada todas as quartas-feiras.
_
INFORMAÇÃO E SERVIÇOS
_
Site de turismo do país - www.enit.it
_
Site da cidade: www.turismoroma.it
_
Horários – As lojas do centro abrem entre 9h e 10h, fazendo o chamado orario continuato, ou seja, ininterrupto. Na periferia, muitos locais fecham das 13h até as 16h para a pausa pranzo (parada para o almoço). Os bancos geralmente funcionam das 8h30 às 13h30 e das 14h45 às 15h45.
_
Feriados e festas populares - 1º/jan (Ano-Novo); 6/jan (Dias de Reis); Páscoa; 25/abr (Dia da Libertação); 1º/mai (Dia do Trabalho); 2/junho (Festa da República); 29/junho (São Pedro e São Paulo, padroeiros de Roma); 15/ago (Ferragosto); 1º/nov (Dia de Todos os Santos); 8/dez (Imaculada Conceição); 25-26/dez (Natal)
_
Embaixada brasileira - Piazza Navona, 14 - Roma, tel. 39 (06) 683-981, info@ambrasile.it, www.ambasciatadelbrasile.it
_
Consulado brasileiro – Piazza Pasquino, 8 tel. 39 (06) 688-9661, consulado@brasilroma.it www.consbrasroma.it.
_
Banco do Brasil - Via Barberini 29 - 4º Piano, tel. 39 (06) 488-0707, roma@bb.com.br
_
Moeda - Euro.
_
Cotação - Para saber a cotação do euro, acesse economia.uol.com.br/cotacoes/.
_
Câmbio – Existem casas de câmbio localizadas nas estações (como aquela do metrô Coliseu) e aeroportos, mas sempre é bom chegar com pelo menos alguns euros no bolso para evitar problemas com horários. A cotação em banco é boa, mas as taxas ou comissões podem ser elevadas. Já nas casas de câmbio, a cotação pode até ser mais baixa.
_
Telefone – Os italianos estão entre os europeus que mais possuem celulares e, por isso, as cabines telefônicas foram praticamente extintas. Se quiser economizar no momento de telefonar para o Brasil, saiba que algumas tabacarias vendem cartões internacionais como Hola Latina ou Edicard Latina que permitem realizar ligações a custos muito competitivos.
_
Para telefonar de outro país para Roma, deve-se discar 39 e o código de área da cidade (06) e o número desejado. Há também muitos phone centers onde você utiliza o aparelho e paga de acordo com os minutos utilizados. Mesmo em ligações de uma cidade para outra, deve-se manter o zero do código de área. Para ligar ao Brasil a cobrar, disque 800-172-211
_
Internet - Mais comum em cybercafés. No centro, tente o EasyEverything, na Via Barberini, 2
_
Correio - Selos (francobolli) estão à venda em correios e tabacarias e os serviços postais melhoraram nos últimos anos, apesar das longas filas. Uma das agências centrais dos correios, aberta inclusive durante a tarde, fica na Piazza San Silvestro, no centro, próximo à Galleria Collona.
_
Fuso horário – Em geral, 5 horas a mais em relação a Brasília durante o verão italiano e 3 horas durante o inverno.
_
DDI da Itália - 39
_
Código de acesso de Roma – 06 (que deve ser discado tanto dentro quanto fora da cidade)
_
Telefones de emergência - Polícia 112, Carabinieri 113, Ambulância 118, Bombeiros 115
_
Informações turísticas – A cidade conta com diversos quiosques que fornecem informações turísticas. O mais frequentado é aquele localizado na Piazza del Cinquecento, em frente à estação Termini. Se não quiser perder tempo, peça dicas diretamente no quiosque do terminal B do desembarque internacional do aeroporto de Fiumicino.
_
Outros pontos de informações estão na Piazza delle Cinque Lune, perto da praça Navona, na praça San Giovanni, na Via Minghetti (fontana di Trevi), na Piazza Sonnino, em Trastevere, no Largo Goldoni (Piazza di Spagna), na Piazza Pia (Castel Sant’Angelo), Via dell’Olmata (SantaMaria Maggiore), Via Tempio della Pace (Fori Imperiali) e, enfim, dentro do Palazzo delle Esposizioni, na via Nazionale

0 comentários:

Postar um comentário