Atmosfera barroca se soma à natureza em Ouro Preto


Localizada a 90 km de Belo Horizonte (MG), a cidade de Ouro Preto atrai turistas por sua importância histórica e seu conjunto de construções em estilo barroco. Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1980, o município também abriga opções para quem gosta de curtir a natureza, como cachoeiras, mirantes, trilhas e rios.

Doze distritos compõem a cidade: Amarantina, Antonio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Miguel Burnier, Rodrigo Silva, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antonio do Leite, Santo Antonio do Salto, São Bartolomeu e Lavras Novas.

As igrejas e as capelas são o destino principal dos turistas que visitam a região. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja São Francisco de Paula são alguns dos destaques. As construções possuem características próprias, mas sempre com a influência do barroco europeu.

A Igreja São Francisco de Assis encanta os visitantes e devotos por seu projeto arquitetônico assinado por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e pelas pinturas de Manuel da Costa Ataíde. O início de sua construção ocorreu em 1766. O ingresso para a visita custa R$ 5.

Os amantes das belezas naturais podem optar pelos passeios ecológicos oferecidos por empresas turísticas. Não é difícil avistar quedas d'água e chegar às trilhas que levam até paisagens exuberantes. Uma das opções é o Parque Natural Municipal das Andorinhas, que abriga da nascente do Rio da Velha. Seja para tomar um relaxante banho de cachoeira ou se aventurar na prática de rapel, o local é uma boa pedida.

HistóriaOuro Preto recebeu esse nome em 20 de maio de 1823, quando a antiga Vila Rica foi elevada a cidade. O significado remete ao ouro escuro, coberto por uma camada de óxido de ferro, encontrado na região.

O município foi construído no auge do ciclo do ouro por artistas e escravos. Foi palco da Inconfidência Mineira, liderada pelo mártir Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Ele lutou pela Independência do Brasil no período em que o País era dominado por Portugal. Como repressão, morreu enforcado no dia 21 de abril de 1792.

Para conferir a materia direto da fonte clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário