Destaque do caderno de Turismo, Berlim retomou status há 20 anos

Poucas cidades têm uma ligação tão íntima com os principais acontecimentos da história mundial quanto Berlim --que voltou a ser a capital há 20 anos, depois de Bonn ter sido capital provisória da parte ocidental do país. Mais: poucas cidades combinam o passado com as tendências mais modernas tanto quanto Berlim.

A edição desta semana do caderno de Turismo traz um roteiro atento para essas facetas da cidade, que vive em mutação desde a queda do Muro de Berlim, há mais de 20 anos, mas não descuida dos tesouros históricos.

Raio-X de Berlim
Área: 890 km²
População: 3,4 milhões
Moeda: euro
Códigos de área: 49 (Alemanha) e 30 (Berlim)
Fuso horário: +4
Meses mais chuvosos: junho, julho e agosto

Megafeira de turismo
A 44 ª edição da ITB Berlin, um dos megaeventos mundiais do setor turístico, teve início ontem e, até dia 14, deve reunir 11.127 exibidores vindos de 187 países. Não por acaso, o maior dos estantes é o da Turquia, parceira oficial da ITB 2010. Paralelamente à feira, a organização promove as palestras que constam no site da ITB.

Serviços e produtos de empresas do setor e, também, de órgãos oficiais de fomento turístico estão sendo mostrados numa área de 160.000 m2 -equivalente a 20 gramados do estádio do Maracanã. Espera-se que, em cinco dias, 180 mil pessoas, entre empresários da indústria e visitantes, participem do evento, gerando negócios estimados pela organização em 6 bilhões. Entre os estantes brasileiros, está o da Bahiatursa, que mira o fato da Alemanha ser o quinto maior emissor de turistas para a Bahia.

Palavra de ministro

"O turismo é o único "ismo" que prosperará no século 21", disse o ministro de turismo turco, Ertugrul Günay, na entrevista que abriu a ITB. São turcos 1,6 milhão de cidadãos que vivem na Alemanha -e uma réplica do Grande Bazar de Istambul foi montada na feira. O evento foca ainda segmentos como o turismo gay, o cultural, as atrações para jovens e as viagens de baixo custo.

O carnaval da ITB inclui ainda autênticos índios cherokee, músicos mariachi, dança indiana com rainhas de Bollywood, entre outros. E baianas, naturalmente

Fonte: Folha.com.br

0 comentários:

Postar um comentário