Descubra Aruba, a ilha com águas azuis e sem furacões

Brasil está descobrindo Aruba. Dados do governo do país caribenho mostram que nos últimos cinco anos o número de turistas brasileiros nessa ilha ao norte da Venezuela subiu 74%. Praias paradisíacas, excelente infraestrutura, voos diretos e estar fora da rota principal dos furacões são alguns dos motivos que atraem cada vez mais pessoas.

Antes parte das Antilhas Holandesas e colônia dos Países Baixos, hoje Aruba é uma monarquia constitucional, onde existe um governador indicado pela rainha holandesa, e um primeiro-ministro e parlamento eleito democraticamente pelo povo.

É no idioma papiamento que Aruba se aproxima do Brasil. Trata-se de uma língua oriunda do português-africano vindo com os escravos de Cabo Verde. A partir da chegada, elementos do espanhol, inglês e holandês foram incorporados com o passar dos anos. Apesar de ser uma língua de mais de 300 anos, somente em 2003 ela foi considerada idioma oficial junto ao holandês.

Por ser Caribe, o calor, céu brilhando e muito sol predominam durante todo ano com temperatura média de 28ºC. E o melhor: os furacões (que assustam em muitos dos principais destinos caribenhos entre os meses de julho e novembro) aqui passam praticamente despercebidos.

A primeira parada é a capital, Oranjestaad, onde os voos da Copa Airlines e da Gol/Varig pousam. A ilha é pequena e é possível conhecê-la toda alugando um scooter ou um jipe 4x4, pois nos lugares mais remotos da ilha o caminho é precário e sem asfalto. A melhor opção para curtas distâncias são os táxis, de preços bem acessíveis.

A costa é onde você certamente passará a maior parte do seu tempo de viagem. Se quiser luxo, vá para Palm Beach, onde estão os melhores resorts all inclusive, hotéis cinco estrelas, lojas, bares, restaurantes e boates. Sua extensão de mais de três quilômetros, com águas calmas de cor azulada e areias brancas, também é ideal para relaxar, praticar esportes aquáticos e dar um bom mergulho.

Outro must do litoral é Baby Beach, com seu mar raso. Em nenhum lugar da praia a altura da água passa de um metro e meio, tornando o local uma enorme piscina e um dos principais pontos de snorkeling da ilha. Aos fãs de windsurfe e kitesurfe, a pedida é a aproveitar Hadicurari Beach, enquanto aos que preferem um programa mais light como fazer piquenique e ficar de pernas para o ar, Eagle Beach é ideal.

Mas não deixe de aproveitar também a natureza exuberante do país. Um dos lugares mais interessantes de Aruba é o Parque Nacional Arikok, que ocupa 18% do território nacional. Por conta de seu microclima único e a formação vulcânica, parte da flora e fauna é exclusividade da região, como os casos dos pássaros shoco e pirikich.

Outros pontos impressionantes são o Santuário de Pássaros de Bubali e a Fazenda de Borboletas. Além disso, boas opções são passeios de um dia para Conchi, piscina natural acessível somente de jipe 4x4 ou a Ilha Renaissance. Trata-se de uma pequena ilha fora da costa, mas para conhecer é preciso estar hospedado no Renaissance Hotel.

Fonte: Portal Terra Turismo

0 comentários:

Postar um comentário