Conheça algumas capitais do surfe

Situada no litoral sul de Santa Catarina, a 96km de Florianópolis, o município de Garopaba mistura muito verde com boa infra-estrutura, fórmula ideal para dias de descanso à beira mar. Geograficamente, trata-se de uma enseada com praias preservadas, recortadas por dunas e colinas. As praias próximas dali, no município de Imbituba, como Ferrugem, Rosa, Silveira e Ibiraquera e a que dá nome ao município, Garopaba, dão oportunidade de desfrutar cenários distintos mas igualmente belos. É possível encontrar águas calmas (perfeitas para crianças), lagoas e outros recantos onde o silêncio ainda impera.

Reduto hippie
Na década de 70, Garopaba chegou a ser considerada um refúgio dos hippies, apaixonados pelas belezas de uma terra praticamente inexplorada. Hoje, a cada ano, são recebidos mais de 100 mil turistas, especialmente gaúchos, paulistas, paranaenses e argentinos. Nos meses de julho a outubro, a grande atração são as baleias francas, que vêm do sul do continente em busca de local adequado para reproduzirem e amamentarem seus filhotes.

Como chegar
Para quem vem do norte do estado, seguir pela BR-101, para o sul, até o quilômetro 272, dobrando à esquerda, no acesso a Araçatuba (há placas de sinalização), e ingressando na SC-434, prosseguindo por 14 quilômetros até a entrada da cidade. Quem vem do sul, seguir pela mesma rodovia, dobrando à direita no quilômetro 272, prosseguindo pela SC-434. Por via aérea, a opção é ir até o aeroporto de Florianópolis, e depois seguir de ônibus (existem vários horários), até Garopaba.

Localização
Garopaba é uma enseada que se estende da ponta do Faísca ou Gamboa até a Ponta do Ouvidor, banhada a lestes pelo Oceano Atlântico, a oeste e norte fazendo limites com o município de Paulo Lopes e ao sul com o de Imbituba. Possui uma área de 111 quilômetros quadrados de extensão. Está situada a 27'58'15" de latitude Sul e a 48'39'36"de longitude Oeste, na região sul do estado de Santa Catarina. Relevo: o relevo de Garopaba apresenta mais planícies do que planaltos. É de baixa altitude, apresenta um clima subtropical, bom índice pluviométrico e com estações do ano bem caracterizadas. O seu ponto mais alto localiza-se no morro do Siriú, com quatrocentos metros de altura. Hidrografia: os rios e lagos existentes em Garopaba são: Rio do Costão da Gamboa, qua banha Gamboa; Rio Siriú, banhando o Siriú e a Lagoa do Siriú que banha Macacú e Costa do Macacú; Rio Garopaba. Palhocinha que desemboca na Lagoa de Garopaba; Rio da Ponte Grande, que banha Encantada e desemboca na Lagoa de Garopaba; Canal do Capão que liga a Lagoa de Garopaba ao Oceano Atlântico. O Rio da Penha que é marco da divisão do município de Garopaba com Paulo Lopes, desembocando no Oceano Atlântico e o Rio Cova Triste que também é utilizado para determinar os limitem com Paulo Lopes.

Confira as principaís praias que podem ser visitadas em Garopaba e Imbituba
Gamboa
Suas características começam no acesso, partindo do centro, uma estrada de chão revela cenários que incluem vales, dunas, rios e um mar de águas claras. Mar aberto, com boas condições para a pratica do surf. Abriga uma comunidade nativa e hospitaleira que se dedica à pesca. Atrai pessoas que querem desfrutar de sossego em um local calmo e tranqüilo. Faz divisa com o município de Palhoça, com a Praia da Pinheira. Concentram-se nesta praia pessoas que querem desfrutar de sossego, com uma comunidade hospitaleira.

Praia do Siriú
Integrada ao Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, região delimitada da Praia do Siriú até o Morro dos Cavalos, é considerada área de preservação permanente. Localizada a 9 quilômetros ao norte de Garopaba, possui enormes dunas que chegam a alcançar 5 quilômetros de lado. Deslizar nas areias das dunas do Siriú é um programa inesquecível. No lado norte da praia desemboca a bela Lagoa do Siriú, onde procriam-se camarões e diversos tipos de peixes.

Praia de Garopaba
É a praia mais urbanizada. Tem como principal característica a formação em enseada, garantindo segurança e conforto ao banhista. Possui aproximadamente 2 km de extensão. Ao norte, é delimitada pelo costão do Siriú. A Igreja Matriz, construída em cima de uma pedra (antiga armação das baleias) e a vila dos pescadores, resistem ao progresso, dando um toque especial a paisagem em contraste ao verde e as construções modernas. A legislação municipal, garante a paisagem, não permitindo a construção de prédios superiores a dois andares. Oferece hotéis, pousadas, campings, bares e restaurantes para todos os gostos.

Silveira
Com uma beleza exuberante, a praia do Silveira é considerada a praia com a terceira melhor onda no Brasil e a quinta do mundo. Com 1,5 quilômetro de extensão, apresenta no seu canto esquerdo ondas perfeitas, com um detalhe inusitado: o fundo de pedras no canto Sul propicia a formação de verdadeiras pistas de água em movimento, que levam ao delírio surfistas de todo o mundo. Rodeada de montanhas e controlada a nível ambiental, por seus moradores e grande parte de seus freqüentadores, a Silveira consegue se manter livre da urbanização desenfreada, que impera nas regiões com as mesmas características naturais. O verde da vegetação típica da Mata Atlântica ainda predomina. A praia atrai também pescadores, que tentam a captura de peixes nobres como o robalo, badejo, garoupa, sargo, entre outros.

Ouvidor
Recanto perfeito da natureza, visual magnífico, antes mesmo de se chegar à praia já é possível perceber suas belezas. A estrada de acesso é deserta e cercada de coqueiros e mata virgem. Sem muita infra-estrutura e distante 12 km do Sul de Garopaba, a praia preserva um aspecto selvagem de natureza intocada, com dunas, muito verde e pedras nos cantos enfeitando a paisagem. Do alto das dunas dá para avistar toda a praia e o Costão da Caranha que liga com a Praia da Barra. Tranqüila e solitária, a praia é ideal para pescar, praticar canoagem e o sandboard (surf na areia). Nos dias de mar agitado e com ondulação de sul, a praia é invadida por surfistas que fazem a festa nas esquerdas perfeitas de até 1,5 metro.

Vigia
Conhecida como Prainha, é uma pequena praia com águas calmas e claras, localiza-se ao lado da praia central de Garopaba, no bairro residencial da Vigia, que é formado por lindas mansões que contrastam com as belezas naturais do ambiente. No caminho para a Preguiça, é possível apreciar a beleza da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Praia da Ferrugem
Considerada o paraíso dos surfistas e recanto de belas mulheres, a praia da Ferrugem explodiu em crescimento nos últimos anos, e já é a segunda em crescimento no município. Localizada a 5 km do centro de Garopaba, no Bairro Capão, tem ar jovial e belas paisagens, que contrastam com as modernas casas dos turistas e as rústicas moradias dos nativos. A praia da Ferrugem é uma praia de extremos: praia e descanso de dia, badalação à noite. Com ondas perfeitas e águas de cor esverdeada clara, a praia da Ferrugem tem ainda um canal que a separa da praia da Barra e foi justamente este canal que acabou batizando o balneário, segundo os moradores (em dias em que o fundo está mais cheio de areia, as águas do canal ficam mais amareladas, com uma cor ferruginosa, daí o nome, Praia da Ferrugem).

Praia do Rosa
Uma das praias mais badaladas do Brasil, o Rosa é a terra das baleias na América do sul onde é localizada, a 81 km de Florianópolis, um dos destinos os mais populares no Brasil. Estrada esburacadas parecem ser não um problema, mas um fascínio a mais para os freqüentadores desta praia considerada a "Búzios do Sul", em razão de suas características peculiares. A ausência de um núcleo populacional básico deu à praia do Rosa a possibilidade de desenvolver-se como uma estância de turismo. A falta das "vantagens" da civilização constitui-se num atrativo a mais para quem a visita. Pousadas para todos os bolsos, restaurantes, barzinhos personalizados (aberto principalmente no verão) e algumas dezenas de casas de veraneio dividem o espaço com a vegetação preservada e com as duas belíssimas lagoas à beira-mar. A orla, com pouco mais de 2 Km de extensão, é recoberta com areia branca e fina. Na parte Sul da Baía, a minúscula Praia do Portinho é um atrativo a parte, com seus barracões de pesca, barcos coloridos e costões gramados pontilhados de gado.

Praia da Barra de Ibiraquera
A Barra de Ibiraquera é uma praia do Município de Imbituba. Lugar tranqüilo e sossegado, ideal para desfrutar com a família . O conjunto geográfico que forma o mar próximo à Lagoa do Ibiraquera enriquece o lugar, aportando diferentes e belos visuais.

Mais informações:
Guia de Praias - http://guiadepraias.terra.com.br
Prefeitura Munícipal de Garopaba - http://www.garopaba.sc.gov.br
Guia Garopaba - http://www.guiagaropaba.com.br

Fonte: Portal Terra Turismo

0 comentários:

Postar um comentário