Encenação da Fundação da Vila de São Vicente

Considerado pelo Guiness Book (livro dos recordes) o maior espetáculo teatral em areia de praia do mundo, a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, por Martim Afonso de Souza, se transformou em patrimônio cultural e referência nacional no que diz respeito ao resgate da memória histórica da primeira cidade do Brasil. Ao todo são mais de 2,5 mil pessoas envolvidas na produção e bastidores do espetáculo, cerca de mil atores, 3 mil peças de figurino, 300 objetos cenográficos, 280 toneladas de ferro nas arquibancadas e 1500 m² de camarins. Além disso, as exibições (ao ar livre) são feitas em uma arena de 20 mil m², com capacidade para 10 mil expectadores por dia na praia do Gonzaguinha.A Encenação faz parte das comemorações do aniversário de São Vicente (que completará 478 anos), em 22 de janeiro. Em sua 28ª edição, as apresentações ocorrerão entre os dias 18 e 24. Embora o tema apresentado todos os anos seja o mesmo, o foco da narrativa traz sempre uma novidade. Em 2010 abordará a "Democracia nas Américas", que teve roteiro escolhido por meio de concurso popular. A mesma iniciativa foi adotada para a seleção da atriz Marissol Dias, que interpretará a Índia Bartira, uma das personagens centrais do enredo.

Outra novidade que promete surpreender é a utilização de uma cortina d'água de 14 metros de altura, onde serão projetadas imagens tridimensionais em alta definição. O efeito deste recurso tecnológico dá ao público a sensação de que ele participa do espetáculo devido à proximidade e à grandeza das imagens.

Os ingressos estão à venda nas bilheterias da praça Tom Jobim, das 9h às 18h e custam R$ 10 (arquibancada central) e R$ 7 (arquibancadas laterais). Neste ano não serão vendidos camarotes. Os bilhetes também podem ser adquiridos pelo site www.portaldoingresso.com.br.

Outra informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3569-1400.

Sobre São Vicente

O município, localizado na Região Metropolitana da Baixada Santista, foi a primeira vila do Brasil, fundada por Martim Afonso de Sousa em 22 de janeiro de 1532. Apesar da importância histórica, a cidade não guardou muitos vestígios dessa época. Hoje, São Vicente é eminentemente turística, e desenvolveu-se muito no século XX devido ao turismo de veraneio. Para receber os visitantes, o local conta com uma ótima infra-estrutura composta por muitos bares, restaurantes, supermercados e shopping, inaugurado em 2007. Além da Encenação de São Vicente, outras atrações se destacam, a exemplo da Ponte Pênsil (cartão postal da cidade), utilizada para a travessia de veículos e pedestres e o Morro do Voturuá (também conhecido por Itararé), que é ponto de partida para uma aventura a 180 metros do solo: o vôo livre. E o turista tem a opção de escolher entre a asa delta e o parapente.

0 comentários:

Postar um comentário