Roma - Itália

Pelas suas características naturais e pela riqueza do patrimônio histórico, artístico e cultural, a Itália representa uma das metas privilegiadas do turismo internacional.

Roma conserva sua grandiosidade e reputação como um dos maiores centros culturais do mundo, cuja economia é extremamente dependente do turismo. Apesar do trânsito e poluição, típicos de grandes metrópoles, Roma é célebre por seus excelentes restaurantes, animados cafés nas calçadas, elegantes lojas e mais de 300 fontes iluminadas. A história permeia todos os recantos da magnífica cidade de Roma, conhecida como a Cidade Eterna. Pode-se locomover pela cidade de metrô e ônibus, mas o importante é andar a pé o máximo que puder para não perder a chance de apreciar a arquitetura, a beleza e a história desta cidade.

Roma é uma cidade onde a cada esquina existe algo de interessante, desde um prédio, uma fonte, passando por igrejas, pórticos, estátuas, até chegar às lojas, cantinas, tratorias e adegas.

Alguns dos pontos mais visitados:

• Basílica de São Pedro (mais importante santuário católico que atrai peregrinos e turistas do mundo inteiro)
• Vaticano (capital da igreja católica e o menor Estado do mundo e residência do Papa)

• Museus do Vaticano (um dos acervos de artes mais importantes do mundo)
• Capela Sistina (situada no museu do Vaticano cujos afrescos no teto foram pintados por Michelângelo)
• Coliseu (maior anfiteatro Romano onde aconteciam comba
tes mortais entre gladiadores e animais selvagens)
• Piazza di Spagna (mais famosa praça de Roma)
• Fontan
a di Trevi (maior e mais famosa fonte de Roma)

A Piazza Venezia, é inconfundível pela presença do monumento em homenagem a Vittorio Emanuele II, o Vittoriano, que praticamente se debruça sobre a praça. Foi inaugurado em 1911, baseado num projeto de 1855 de Sacconi, hospeda a tumba do soldado desconhecido.

Eis o Colosseo, o anfiteatro Flavio, iniciado por Vespasiano e inaugurado por Tito em 80 d.C., foi destinado a espetáculos e combates que acontecem até o séc. VI. Formato elíptico, com uma circunferência de 527m, tem um muro externo alto 57m e dividido em 4 andares. Foi dividido com setores para o Imperador, para os Senadores, e diferentes categorias de público. A arena, tinha uma cobertura de madeira, que hoje não existe, e mostra os restos dos locais de serviço.

Os fatores que favorecem o desenvolvimento das atividades turísticas no país são em primeiro lugar as historicamente conhecidas atrações naturais e culturais (clima, paisagens marinhas e montanhas, patrimônio artístico, centros religiosos e de águas termais), em segundo lugar a proximidade a um grande "reservatório de utilidade", representado pelos países industrializados da Europa central e norte ocidental, a meios de comunicação rápidos e econômicos com outros continentes, e ainda o ótimo nível das estruturas de recepção que poucos outros países dispõem. Bem afirmado, o turismo deve ser considerado uma das mais importantes fontes da economia italiana: contribui com 5,5% aproximadamente do PIB, valor superior aquele de todo o setor agrícola.
A riqueza do patrimônio artístico, em todas as suas manifestações, é incomensurável.

Informações sobre a Itália :
Superfície (Km.²): 301.309
População (Hab.): 57.563.354
Densidade (Hab/Km.²): 191
Capital: Roma
Tipo de governo: República parlamentar
Língua: Italiano
Religião: Católica
Unidade monetária: Lira
PIB: 1.020 Bilhões de $
Renda per capita: 18.520 $
Hino Nacional - Fratelli d'Italia

Quem viaja a turismo para a Itália deve saber que sua permanência em território italiano é limitada a 3 (tres) meses a contar da sua data de ingresso no Pais. Caso sua permanência seja superior a 10 dias, o cidadão deverá apresentar-se às autoridades italianas entre o 8º (oitavo) dia de sua chegada à Itália para informar o período e o motivo de sua estadia. Esta autoridade chama-se "Questura". No caso de uma eventual extensão do período permitido por Lei, o cidadão deverá também requerer esta prorrogação, obviamente justificando o motivo, e a decisão para tal prorrogação ficará exclusivamente a critério das autoridades italianas e não deverá ser considerada como garantida a sua autorização.

A carteira de habilitação brasileira é valida na Itália acompanhada do passaporte. Para maiores informações recomendamos que o usuário contate uma agência do Automóvel Clube do Brasil ou o site do Consulado do Brasil de Milão, que contém estas informações.

Garantias econômicas: O Turista, ao entrar na Itália e eventualmente vier a ser interpelado pela polícia de fronteira, deverá demonstrar que poderá garantir-se economicamente durante o período de sua permanência em território italiano.

A riqueza da arte difundida em larga escala em cada zona, não deve por isso fazer com que se esqueça, colocando-a em segundo plano, as expressões de arte popular, através da qual se revela a multiforme variedade da Itália e das suas tradições regionais.

Fonte: Revista Turismo

0 comentários:

Postar um comentário