Saiba como planejar uma viagem internacional


A alegria e a ansiedade que costumam anteceder as viagens turísticas internacionais muitas vezes acabam fazendo com que as pessoas esqueçam de tomar as várias providências necessárias para garantir sua segurança e tranqüilidade durante a viagem.

Mas é preciso lembrar que planejar a viagem não é apenas pensar nas coisas boas a fazer e nas compras. É preciso tomar uma série de atitudes antes mesmo de comprar a passagem. Veja as principais providências a tomar:

1) Antes de mais nada, informe-se sobre os costumes, as leis e as condições de visto de entrada para turistas no país que pretende visitar. A maioria dos países exige visto, que deve ser obtido nos consulados instalados no Brasil.

2) Quando for esolher a agência de viagens a ser contratada, informe-se no PROCON sobre a existência de processos contra e empresa, e busque informações sobre as suas condições financeiras. No caso de empresas grandes, até a cotação das ações no mercado pode indicar perigos de falência ou concordata.

3) Desconfie de pacotes com preços muito abaixo dos praticados no mercado. Em geral, esses pacotes acabam não cumprindo tudo o que prometem.

4) Faça planos internacionais de saúde, pois uma eventualidade médica pode não apenas estragar sua viagem, mas também acabar com a sua poupança.

5) Ao se planejar financeiramente, deixe um bom dinheiro reservado para imprevistos, cancelamentos etc. Nunca viaje para o exterior com o dinheiro contado.

6) Providencie com toda a antecedência a regularização do passaporte e os cartões de crédito internacionais.

7) Verifique a legislação do país quanto a aluguéis de carros, celulares e outras necessidades. Se você pretende dirigir no país visitado, solicite no Detran de sua cidade a Carteira Internacional de Habilitação.

8) Providencie autorizações de viagem internacional para os menores de idade. Menores desacompanhados, ou mesmo acompanhados de apenas um dos pais, precisam ser liberados pela Justiça e pela Polícia Federal.

9) Providencie o endereço do consulado brasileiro de cada país que pretende visitar, pois esses endereços nem sempre são fáceis de encontrar.

10) Faça exames médicos e compre todos os remédios necessários. Lembre-se também de levar a caixinha do remédio e receita (de preferência, traduzida para o inglês).

11) Providencie óculos e outros aparatos necessários extras, pois ficar sem eles pode causar grandes transtornos.

12) Não aceite encomendas difíceis de seus amigos. Em geral, tais encomendas dão trabalho e gastos extras.

13) Faça uma procuração em nome de um familiar que vai ficar no Brasil, para o caso de você ter algum problema durante a viagem.

14) Prepara-se fisicamente para a viagem, principalmente se tiver que caminhar muito, subir morros, etc: faça uma dieta preventiva e comece a praticar alguma atividade física leve, caso esteja sem se exercitar a algum tempo.

15) Se a viagem parecer mais cara do que você pode pagar, não se arrisque: opte por um roteiro mais barato. Afinal, os imprevistos sempre acontecem.


Fonte: Portal Terra

Por Guilherme Dorini

0 comentários:

Postar um comentário