Saiba como contratar um seguro-saúde internacional


Quando pensamos em viajar, seja a passeio ou a negócios, a última coisa que passa pela cabeça é a idéia de algum acidente ou doença. Mas imprevistos deste tipo são muito comuns em viagens, e é melhor se prevenir: frequentemente, uma mera torção de tornozelo pode significar deixar centenas de dólares em uma clínica particular.

Para se sentir mais tranquilo e protegido, uma boa opção são os seguros-saúde internacionais que, por uma quantia que pode variar de dezenas a centenas de dólares, garantem cobertura para alguns imprevistos. Mas é preciso ficar de olho, para não pagar o seguro ficar sem atendimento. Veja algumas dicas:

1) Em primeiro lugar, especialmente se a viagem for longa, faça um check-up e um exame odontológico para conhecer suas reais condições de saúde.

2) Se você já tem plano de saúde, informe-se sobre as codições necessárias para estender o benefício para o exterior, mas fique atento a todas as cláusulas do contrato: nem sempre a cobertura internacional será a mesma do Brasil.

3) Se o seu seguro não tem cobertura para o exterior, ou se as condições não lhe parecerem favoráveis, informe-se na agência de viagens sobre os planos oferecidos, pois muitas oferecem este serviço de forma opcional, com coberturas ilimitadas, atendimento hospitalar com acompanhante, repatriação ao país de origem, assistência odontológica, legal e outros benefícios.

4) Se o dinheiro não estiver sobrando para fazer um seguro completo, converse com seu médico e com sua família sobre as principais coberturas necessárias: doenças infecto-contagiosas, fraturas ou apenas hospitalização? Escolha as prioridades.

5) Informe-se no Procon de sua cidade sobre a idoneidade das empresas e busque referências, de preferência com pessoas conhecidas que já tenham contratado e utilzado o serviço em suas viagens. Não faça escolhas sem estar muito bem informado, pois nem sempre é fácil exigir seus direitos em outro país, tendo como garantia apenas o seguro feito por uma empresa desconhecida.

6) Exija que o contrato esteja escrito na sua língua, e leia-o atentamente. Observe as localidades cobertas pelo seguro, os preços, as condições e o prazo. Há diversos detalhes nestes contratos que podem provocar surpresas se não forem observados.

7) Durante a sua viagem, leve sempre com você toda a documenação necessária para acionar o seguro, e também os endereços onde pode procurar a empresa seguradora ou seus representantes.

8) Como, em geral, estes seguros funcionam por sistemas de reembolso, guarde com cuidado toda a documetação de eventuais consultas e/ou tratamentos, para garantir o cumprimento do que foi estabelecido no contrato.

Fonte: Portal Terra

Por Guilherme Dorini

1 comentários:

Rafa disse...

Boa tarde,

Deixe me apresentar um site que ao colocar as datas e destino, permite comparar o valor e as coberturas de seguros de 5 companhias diferentes.

É o www.realintercambio.com/seguros eles também atendem no 0800 602 2020

Postar um comentário