Empresa facilita a observação de baleias no sul do continente


Com o intuito de integrar o turismo responsável com observação científica, um grupo de cientistas chilenos resolveu montar a Whalesound, empresa inédita no seu tipo. Sediada na cidade chilena de Punta Arenas, no extremo sul do continente, oferece a possibilidade de observar as baleias no parque Francisco Coloane, no Estreito de Magalhães. Ali, há sete anos foi descoberto um local de alimentação, onde baleias jubarte voltam a cada verão.

A riqueza da fauna e a necessidade de preservar o ecosistema foram os motivos que levaram à criação do parque Francisco Coloane, ao sudeste da Ilha Carlos III. É uma extensão de mar e terra, com 67 mil hectares que formam a área Costeira Marinha Protegida, a primeira zona marinha estabelecida como área protegida e parque marinho no Chile.

Para se ver as baleias, a viagem dura quatro dias e inclui navegação até o Farol San Isidro, e de lá até o Eco-Logde da ilha Carlos III. Este eco-acampamento está formado por domos que, para reduzir o impacto no ecossistema quase virgem do lugar, foram construídos sobre pilotis e ligados por passarelas de madeira. Dali sai a navegação pelo estreito, onde as baleias passam o verão se alimentando. Além das jubartes, podem ainda se avistar, em algumas ocasiões, as baleias-sei, assim como também focas, leões marinhos e pinguins. Há também caminhadas pela ilha, uma visita à geleira Santa Inês e passeios de caiaque.


Fonte: Portal Terra Turismo

0 comentários:

Postar um comentário