Como agir em casos de overbooking


Overbooking é quando as companhias aéreas vendem mais passagens que o espaço disponível em um vôo. Com isso, alguns passageiros não conseguem embarcar.


A prática é comum, pois muitos clientes marcam viagens com urgência em cima da hora e as companhias tentam atender esses clientes. Outro motivo é que as empresas vendem passagens a mais para garantir que nenhum assento fique livre, no caso de alguém desistir de embarcar, o que significaria prejuízo para a companhia.


Mas há um acordo entre as companhias e o Procon, orgão de defesa do consumidor, para que o cliente prejudicado com o overbooking seja recompensado. Em caso de overbooking, a empresa questiona os clientes que têm urgência em viajar e os que aceitam viajar em outro vôo. Os que aceitarem viajar depois, são acomodados em outro vôo e, caso necessário, tem eventuais despesas com hospedagem, transporte, etc, bancadas pela companhia. Além disso, podem ganhar ainda uma pequena indenização, que varia de acordo com a distância do vôo.


O ideal é ser compreensível com a situação, mas exigir seus direitos, que as companhias se responsabilizam em cumprir conforme o acordo com o Procon. O cliente que não aceitar a recompensa da companhia aérea, pode entrar com pedido de indenização na Justiça.


Como evitar o overbooking


O ideal é fazer a reserva e comprar a passagem com antecedência, além de confirmar a sua presença no vôo dias antes do embarque. Outro detalhe importante, no dia do embarque, é chegar com antecedência para se apresentar ao balcão da companhia e fazer o check in. Com isso, o seu lugar no vôo fica mais garantido.

Fonte: Portal Terra

Por Guilherme Dorini

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